• SANTA CASA SECUNDARIO

FOTOS
VÍDEOS

Ana Maria Rácz Lescura

07/07/2017

Escrito por Carolina Staut, em 5/4/1998

Ana Maria Rácz Lescura, mais conhecida como “Tia Pany”, é uma dedicada profissional na área da educação, proprietária do Berçário Balãozinho, há 15 anos, junto à sua sócia Fernanda Castanheira de Mello.

Desde cedo, sua vida foi voltada ao magistério. No Instituto Santa Teresa teve praticamente toda sua formação escolar, formou-se em Magistério aos 17 anos e imediatamente foi convidada a alí dar aulas, onde trabalhou por 8 anos. A nível superior, diplomou-se em Economia Doméstica pela Fatea, e em Pedagogia, pela Faculdade de Cruzeiro.

Na parte escolar, especializou-se no Método Montessoriano. “Pany” sempre teve por objetivo ter uma escola sua. Quando ela e sua sócia Fernanda resolveram abrir uma escolinha infantil, buscavam dar um atendimento às crianças desde o Berçário (6 meses) até o Maternal (3 anos), vez que em outras escolas na cidade, funcionavam cursos pré-escolares para crianças a partir de 4 anos de idade. Com o passar do tempo, a pedido dos pais, foram criadas mais salas de maternal, salas de jardim e prézinho, além de estenderem  atendimento a crianças a partir dos 3 meses de idade.

Com isto, o Berçário Balãozinho foi pioneiro na ci8dade, pois ainda não era hábito, nem tão aceito na época, que crianças tão pequenas fossem encaminhadas à escola. E o projeto deu certo. Muitas mães que trabalham fora, finalmente puderam encontrar no Balãozinho o seu ponto de apoio e equilíbrio. O Berçário dá ainda, atendimento a crianças especiais, buscando um convívio normal para elas. Uma equipe de profissionais competentes dá atendimento às crianças, no horário das 12 às 18 horas, diariamente. Na escola, através de acompanhamento individual de cada crianças, quando preciso, procuraram dar orientação ao pais, como por exemplo alertando-os sobre a necessidade de encaminhamento fonoaudiólogo, psicológico, oftalmológico, etc.

Nascida em Lorena, a 20 de abril de 1958, Ana Maria Rácz Lescura é filha de Zoltan Rácz e Katharina Dragán Rácz, pais que sempre lhe deram a maior força e incentivo em seu empreendimento, com o apoio pessoal inestimável. Tem dois irmãos: Francisco Zoltán Rácz e Catarina Teresa Rácz Muccillo. É casada com Carlos Roberto Lescura, industriário, tem dois filhos, Guilherme e Henrique.

O Prêmio Jornal Guaypacaré lhe foi entregue a 6 de agosto de 1992.

MAIS LIDAS