• SANTA CASA SECUNDARIO

FOTOS
VÍDEOS
EDITORIAS / Gente Política

Conheça os novos cidadãos honorários de Lorena

03/12/2021

No dia 24 de novembro, a Câmara de Lorena realizou a solenidade anual de entrega dos títulos de Cidadania Honorária Lorenense. A honraria é concedida a cidadãos que não nasceram em Lorena, mas contribuem com sua história, de alguma forma. Os homenageados são indicados pelos vereadores e a entrega dos títulos aconteceu no Clube Comercial. Conheça os novos cidadãos honorários de Lorena e seus históricos, fornecidos pela Casa de Leis lorenense:

Mônica de Luna Cerqueira Guizalberte Bastos

Homenageada do vereador Dr. Fábio Longuinho (presidente da Câmara)

Pessoalmente, prefere apresentar-se como um “Ser Humano em evolução”. Mulher grata pelo reconhecimento profissional, fruto das vivências pessoais que a conduziram para a defesa e promoção dos Direitos Humanos, especialmente das mulheridades.
Graduada em História e Direito. Pós-graduada em Ciências Criminais, Direito Eleitoral, Direito Municipal, Direito Homoafetivo e de Gênero e Direito das Mulheres. Doutoranda em Ciências Jurídicas, pesquisadora das violências de gênero contra as mulheres.
Profissionalmente, desde 2010 é procuradora concursada da Câmara Municipal de Lorena; presidente da Comissão da Diversidade Sexual e de Gênero da OAB Lorena; orientadora jurídica da Rede Lorenense “Mulheres pela Vida” e da “Frente Feminista de Lorena”; e, colaboradora do Jornal Folha Valle, com artigos publicados na coluna “Ela por Elas”.

 

Luís Otávio Nunes Cardoso

Homenageado do vereador Fábio Matos

 Chegou a Lorena em 1980, foi aluno da escola Conde Moreira Lima e do Colégio São Joaquim. Formado em Direito pela Unisal, turma de 1999.

Trabalhou com o pai, José Otávio Cardoso, na feira no Mercadão, na Papelaria Belas Artes e no restaurante Ponto Certo. Foi estagiário no CREA Lorena, de 2001 a 2005. Foi proprietário da Academia New Corpore, na Vila Geny, e junto com o irmão Dudu Cardoso, criou a equipe de futebol recreativo campeã de vários torneios.

Em 2005, assumiu o cargo de secretário adjunto de Esportes e Lazer e foi chefe da delegação de Lorena nos Jogos Regionais realizados na cidade, em 2006.

Exerceu diversos cargos na Prefeitura de Lorena, nas gestões 2005-2008 e 2009-2012, do saudoso prefeito dr. Paulo César Neme. Entre eles, secretário adjunto de Infância e Juventude, assessor jurídico de Gabinete, secretário de Comunicação e secretário de Cultura. Membro das Aldeias de Vidas de 2005 a 2010, da Pastoral de Comunicação da Catedral de 2017 a 2021 e de diversos movimentos culturais da cidade.

Advogado por formação, trabalha na Fundação João Paulo II, em Cachoeira Paulista, desde 2012.

É um apaixonado por Lorena, por sua gente e por sua história, paixão esta eternizada através da sua fotografia, conhecida e prestigiada por muitos em Lorena e região.

Kiyotsugu Shimazu

Homenageado do vereador Elcinho Vieira

Nascido em São Paulo, com apenas 2 anos, “Seu” Eduardo mudou para Dracena, cidade do interior do Estado. Com 22 anos, foi para Brasília, onde trabalhou em uma distribuidora de ovos, durante 4 anos. Voltando para Dracena, casou-se com sua amada Maria Alice, em 1974.

No ano seguinte, veio para Guaratinguetá, onde montou uma fábrica de lajes. Em 1981, veio para Lorena e abriu um depósito de materiais de construção. Em 1986, deu início à história da Cerâmica Shimazu, em Canas, que completa 35 anos em dezembro deste ano. Sua residência continuou sendo Lorena, cidade que ele escolheu para viver com a família e formar os filhos. É em Lorena que ele reside até hoje, com inúmeros investimentos em empreendimentos na área da construção civil. Somando a Cerâmica Shimazu e os demais projetos, ele é responsável pela geração de mais de uma centena de postos de trabalho.

“Seu” Eduardo Shimazu é um exemplo de perseverança e muito trabalho. E o vereador Elcinho tem a honra em lhe oferecer essa singela homenagem, pelo carinho que tem por nosso município e as oportunidades de emprego que oferece em seus empreendimentos.

Durval Rodrigues Junior

Homenageado do vereador Adilson Sampaio

Professor titular e vice-diretor da EEL-USP, trabalhando no Departamento de Engenharia de Materiais, onde leciona Física e Engenharia de Materiais. Mudou-se para Lorena em 1986, quando iniciou seus trabalhos de pesquisa na antiga Fundação de Tecnologia Industrial (FTI).

Sempre atuou em parcerias e colaborações com prefeituras e escolas da região. Concluiu o doutorado em Física pela Unicamp, em 1997. Participa de Conselhos e Comissões Institucionais desde 1995. É o presidente do Conselho Curador da Fundação de Apoio à Pesquisa e Ensino da EEL-USP.

Publicou quase uma centena de artigos científicos e tem cerca de 400 participações em eventos científicos. Coordenou mais de 70 projetos científicos e coordenou/organizou mais de 40 eventos científicos no país e no exterior. Realizou trabalhos de pesquisa nos EUA e Japão.

Mantém colaboração científica com grande número de pesquisadores e instituições nacionais e internacionais.

Nádia Maria Magalhães Meireles

Homenageada da vereadora Lúcia da Saúde

Profissional da Saúde, farmacêutica, bioquímica formada pela Universidade Federal de Alfenas, especialista em Saúde Pública pela Unitau, especialista em Vigilância Sanitária pela Unicamp e Atualização em Saúde do Trabalhador pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Atuou como professora de Física e Química. Professora convidada pela Unitau e pelo UniFatea, na área de Saúde Pública.

Atuou em laboratórios privados até 1988. Concursada pela SES de São Paulo em Vigilância Sanitária. Diretora pelo Estado de São Paulo da Vigilância Sanitária do ERSA, em Guaratinguetá. Diretora pelo Estado de Vigilância Sanitária da Direção Regional de Saúde, em Taubaté. Diretora pelo Estado da Direção Regional de Saúde, em Taubaté. Secretária de Saúde de Guaratinguetá, de 2004 a 2012. Atual diretora do Departamento Regional de Saúde, em Taubaté.

Roberto Santos Poblan

Homenageado do vereador Careca da Locadora

Nascido no Rio de Janeiro, pastor Roberto Poblan mora há 16 anos em Lorena. Desde que chegou a Lorena, realiza um trabalho de evangelização e pastoreio na igreja Comunidade Apostólica Somos 1. Crescendo ano após ano, hoje tem 2 cultos em sua igreja e 91 células, que são grupos familiares espalhados por todos os bairros de Lorena.

Sua maior característica é o amor sem medidas. O pastor Poblan foi coberto espiritualmente pelo pastor Marco Thomazi (em memória). Atualmente, é coberto pela pastora Lucia Thomazi, sua esposa.

Marcos Ramos da Silva

Homenageado do vereador Bruno Camargo

A família reside em Lorena desde 19 de agosto de 1963, onde se estabeleceram comercialmente na Rua Dr. Rodrigues de Azevedo (Principal), instalando a tradicional Colchoaria Ramos.

Além dos 50 anos de atividades comerciais, exerceu dois mandatos consecutivos de vereador, tendo sido secretário municipal de Trânsito e Transportes pelo período de 18 meses.

Em seus mandatos como vereador, foi sempre atuante, com políticas públicas voltadas à população e, em especial, à juventude. Para ele, o ideal era devolver, como forma de agradecimento, parte do que pôde oferecer aos seus filhos.

À frente da Secretaria de Trânsito, atuou de forma decisiva na implantação da melhoria da malha viária de Lorena, dentro dos padrões técnicos exigidos, ativando a educação e segurança no trânsito, conforme o Código de Trânsito Brasileiro.
Participou ativamente de movimentos religiosos e sociais, tendo procurado desenvolver o trabalho espiritual na restauração pessoal e das famílias do município.

Maxuel de Almeida Nascimento

Homenageado do vereador Bruno Lorena

Vindo de Volta Redonda em 1979, a Veloscap foi fundada por seu pai, Onésimo Emidio do Nascimento, em 25/11/1979. Até hoje, está localizada no mesmo local, na Vila Nunes.

Maxuel começou ajudar o pai ainda com 12 anos e, aos 16, já estava tomando conta da loja. Em 1998, resolveu andar com as próprias pernas e abriu uma Veloscap em Guaratinguetá, onde ficou com seu pai, até ele resolver se aposentar. Com isso, voltou para assumir em definitivo a Veloscap de Lorena, em 22/10/2001.

Miguel Adilson de Oliveira Júnior

Homenageado do vereador Bruninho Ribeiro

Professor no Centro Universitário Teresa D’Ávila em Lorena desde 2005, onde atua como coordenador dos cursos de Comunicação Social. Também foi professor dos colégios São Joaquim e Objetivo.

Formado em Jornalismo pela Universidade Estadual Paulista, possui licenciatura plena em Língua Portuguesa pela Universidade de Barra Mansa, é mestre em Linguística Aplicada pela Universidade de Taubaté. Possui também curso de aperfeiçoamento em Língua Portuguesa pela Universidade Sagrado Coração de Jesus de Bauru e está concluindo uma graduação em Pedagogia no Centro Universitário Teresa D’Ávila.

Tem grande carinho e apreço por seus alunos e também pelo nosso município. Sem sombra de dúvidas, foi e continua sendo um grande agente transformador na área da educação e na vida de seus alunos. O vereador deixa os mais sinceros agradecimentos ao professor Miguel, pelos anos de dedicação e empenho empregados no ensino e no desenvolvimento da educação; e é com muita gratidão e alegria que lhe concede o título de cidadão lorenense.

Fernando José de Souza Marangoni

Homenageado do vereador Beto Pereira

Fernando Marangoni, 41 anos, é casado há 12 anos e pai de três filhas. Formado em Direito, com pós-graduação em Direito Tributário e doutorado em Ciências Sociais e Jurídicas. Com as diversas realizações, resultaram no convite do governador João Doria para assumir a função de secretário executivo de Habitação do governo do Estado de São Paulo, para desempenhar um histórico trabalho pelos municípios paulistas.

Na oportunidade, Marangoni assumiu também o programa Cidade Legal, maior programa de Regularização Fundiária do mundo. De 2018 aos dias atuais, foram entregues mais de 40 mil títulos de propriedade à população mais vulnerável.

Como secretário executivo da habitação do Estado de São Paulo, representou o governo em duas oportunidades na ONU, levando a experiência da habitação paulista para o mundo.

Por Lorena, Fernando Marangoni entregou mais de 300 escrituras no bairro Parque das Rodovias, além de iniciar o processo de entrega de uma quantidade superior a 1.300 títulos de propriedade para o bairro Cecap, e 22 novas moradias na Vila Rica. Em investimentos, o secretário executivo de Habitação foi fundamental para liberação de R$ 3 milhões na região de Lorena, para a construção de 376 unidades habitacionais do Residencial Convívio Lorena II.

Outra idealização de Marangoni foi o programa Viver Melhor, a fim de combater o déficit qualitativo de moradias. Ou seja, a ação visa reformar casas da população mais carente, com nova estrutura elétrica, hidráulica, cobertura e outras intervenções a quem não tem recursos para reformar a própria casa.

Esse é Fernando Marangoni, secretário executivo de Habitação do Estado de São Paulo, que ao lado do governador João Doria, do vice-governador Rodrigo Garcia, do vereador Beto Pereira e de toda a Câmara Municipal, e do prefeito Sylvio Ballerini, trabalham dia e noite pela população lorenense.

 

Odirlei da Silva Fernandes

Homenageado do vereador Marcelinho Alvarenga

É pároco na Matriz Nossa Senhora das Graças, onde, por meio do seu Ministério, cuida de centenas de famílias, tanto no aspecto espiritual como também social.

Padre Odirlei também é responsável pelo projeto social Jesus Na Quadra, que atende dezenas de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade, utilizando o esporte como instrumento de inclusão social, promovendo valores como respeito, amizade, disciplina e saúde, contribuindo para que crianças e jovens encontrem sentido na vida, esperança e façam boas escolhas, para não se envolverem na criminalidade, nas drogas e diversos outros males.

A vida do Padre Odirlei é um belo exemplo de um homem que entregou sua vida para servir a Deus e às pessoas.

Luís Geraldo Ferreira

Homenageado do vereador Jair Pintor

Veio para Lorena há 43 anos, fazer Faenquil, onde foi ativo no movimento estudantil, participando da recriação do Diretório Acadêmico da Faculdade, que havia sido fechado pela ditadura. Engajado em movimentos por melhor ensino no país e no Comitê Pró Direta, do qual foi presidente.

Ainda na Faenquil, junto com a Prefeitura da cidade, organizou a grande Gincana Universitária e os Jogos Universitários, na época.

Em 1979, participou do evento de Reconstrução da UNE, em Salvador, e da UEE em São Paulo, como representante delegado dos universitários de Lorena.

Engajado e apaixonado pela cidade, tentou até ser vereador e optou em ficar definitivamente nesta cidade, onde se casou, sendo pai de dois filhos e uma neta, fazendo sua vida profissional no INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), onde é tecnologista Sênior.

Luís Geraldo, também chamado de Peninha quando estudante, já é um cidadão lorenense nos sentimentos do coração e fica muito feliz de receber este título pela importância que Lorena tem em sua vida.

Maria de Lourdes Fradique de Castro Andrade

Homenageada do vereador Maurinho Fradique

Nascida na cidade de Gravatá – PE, em 1 de julho, filha de José Fradique de Oliveira e Maria Soares de Oliveira, é casada com o Senhor Hézio Pereira de Castro Andrade, mãe da Lívia e avó de Heitor e João.

Assistente Social, pós-graduada em Serviço Social do Trabalho, administradora, psicopedagoga, formada em Empreendedorismo em Serviços Públicos.

Foi vereadora em Lorena de 1989 a 1992 e de 2013 a 2016; e prefeita da cidade de 1993 a 1996.

Antonio Luiz Monteiro Lima (representado por Walquíria Gonçalves)

Homenageado do vereador Silvio Rogério da Associação

Nascido aos 25 dias do mês de novembro, na cidade de Teresina, no Piauí, é filho do Sr. Manoel e da Sra. Luzia, pai de João Paulo, Luiz Antônio e Lucas, da união com a Sra. Ana Maria.

Morador da cidade de Lorena, há 32 anos, reside no Bairro da Cruz e trabalha em uma empresa de auxiliar de comércio. Tem 2 netos: João Sales e Lorenzo Gabriel.
Foi representado pela Sra. Walquíria Gonçalves.

Cristiane Martins Fernandes Theodoro da Fonseca

Homenageada do vereador Wandinho

A homenageada, além de grande mulher, mãe e esposa, ocupa lugar de destaque, como empresária na cidade e região. Sua trajetória é representada por muito trabalho e dedicação. Seu jeitinho dócil e humano de atuação demonstra superação no setor funerário.

Nascida no município de Cruzeiro, cresceu na área rural, na Fazenda Boa Esperança, ao lado dos pais. Cursou faculdade de Direito, sendo aluna da Unisal.

È casada há 25 anos com o empresário Beto do Renato e, nessa empreitada, optou por ajudá-lo em um trabalho próspero à frente do ramo funerário.

O serviço foi sendo inovado com seu toque delicado, sempre se sensibilizando com a dor do próximo naquele momento difícil da vida, quando se perde um ente querido.

Em nossa cidade, o destaque é o Cemitério Parque Memorial de Lorena, que foi reformado, proporcionando a nós, lorenenses, todo o acolhimento e conforto nos momentos difíceis. E agora está investindo no Crematório e terá uma sede própria da Funerária Santa Clara, ao lado do AME.

Mãe exemplar, apaixonada pelo filho Betinho, de 14 anos, essa mulher empreendedora conquistou credibilidade de seus clientes e vem ganhando amigos em Lorena, por transformar o serviço funerário social em igualdade e respeito à dignidade humana.

Sérgio Augusto Baldin Júnior

Homenageado da vereadora Wanessa Andréa

Religioso pertencente à Congregação Salesiana. De 2005 a 2007, esteve presente nas Obras Sociais Salesianas de Lorena, realizando Pastoral e auxiliando a direção nas cinco casas que atendiam crianças, adolescentes e jovens.

Tem experiência na área de filosofia, formação humana e Teologia Pastoral, com ênfase em ética, políticas públicas, acompanhamento de Projeto de Vida.

De julho de 2016 a dezembro de 2018, assume a função de diretor da Comunidade Salesiana do Coração Eucarístico de Pindamonhangaba, docente de Filosofia da Linguagem no Unisal – Campus Lorena, a partir de 2016.

A partir de 2017, começa a lecionar as disciplinas de Filosofia e Pedagogia do Acompanhamento Espiritual. Em 2019, assume a coordenação da Missão Institucional (CMI) do Unisal – Campus Lorena, bem como começa a lecionar as disciplinas de Antropologia Teológica, no curso de Direito e Filosofia do Direito, no curso de Filosofia.

Em 2020, passa a lecionar também a disciplina de Lógica, bem como a disciplina de Antropologia Teológica nos Cursos de Pedagogia e Educação Física.

Ainda em 2020, e até junho de 2021, supervisiona, pelo setor de Extensão, o Projeto de Desenvolvimento Rural proposto pelo Unisal para a área rural de Lorena.

Mariane Hernandes Figueiredo Silva

Homenageada do vereador Washington da Saúde

Moradora de Lorena desde 1999, quando veio para cursar a Faculdade de Engenharia Química de Lorena. Mudou para Taubaté durante 4 anos, onde trabalhou em uma empresa multinacional do ramo de aromas e fragrâncias.

Em 2010, casou-se e decidiu voltar para Lorena. Após 2 anos, nasceu o Pedro.
Neste período, ainda continuava trabalhando em Taubaté e, por diversos motivos, decidiu pedir demissão, para que pudesse estar mais perto da família e de seu filho.

Neste momento, decidiu abrir a Aya Store e nunca teve dúvidas de que Lorena seria sempre sua cidade. Defende a cidade com unhas e dentes e sempre foi muito bem recebida em todos os lugares. Ama Lorena como se fosse sua cidade natal.

José Bernardo Ortiz Monteiro Júnior

Homenageado da Mesa Administrativa

Em 1990, com apenas 16 anos, ajudou na campanha política de seu pai, que na época se candidatou para deputado estadual, fazendo dobradinha com Geraldo Alckmin para deputado federal.

No ano seguinte, filiou-se ao PSDB, assumindo a fundação da juventude partidária (JPSDB).

Foi prefeito de Taubaté de janeiro de 2013 a dezembro de 2020. Hoje, é subsecretário de Assuntos Metropolitanos da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo.

Formado em Ciências Jurídicas e Sociais e Licenciatura Plena em História e Geografia, pela Universidade de Taubaté (Unitau), ele sabe da importância de uma educação de qualidade e da boa formação acadêmica como forma de entender a realidade que vive a sociedade. Por essa razão, avançou nos estudos e fez quatro cursos de pós-graduação, sendo eles: Direito Público, Gestão Ambiental, Direito Administrativo, e Gerente de Cidades.

MAIS LIDAS