• SANTA CASA SECUNDARIO

FOTOS
VÍDEOS

Criminosos que abasteciam o tráfico no RJ, SP e MG são presos em Lorena

14/02/2020

275 kg de drogas, 7 fuzis, 9 carregadores, 2 revólveres Rossi, 1 pistola israelense e 960 munições. Este é o resultado das apreensões da Operação Barragem, realizada hoje, simultaneamente, em Lorena, Ubatuba e outras cidades, com o objetivo de desmantelar uma organização criminosa que abastecia o tráfico de drogas e o comércio ilegal de armas em comunidades do Rio de Janeiro, sul fluminense (como Paraty), litoral de São Paulo e sul de Minas Gerais. Foram 18 mandados de prisão preventiva e 5 mandados de busca e apreensão, expedidos pela Justiça de Lorena, após denúncia do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado), do Ministério Público.

De acordo com a denúncia do Gaeco, a Polícia Federal do Rio de Janeiro identificou dois grandes núcleos do crime organizado: um em Lorena e outro em Juiz de Fora (MG). Além de abastecer o tráfico de drogas e o comércio ilegal de armas, o grupo também lavava dinheiro no esquema criminoso.

Segundo consta, a investigação foi realizada em conjunto, pelo Ministério Público e Polícia Federal do Rio de Janeiro. Já a Operação Barragem é realizada em parceria do MP dos três estados. O 3º BAEP (Batalhão de Ações Especiais de Polícia), da PM de São José dos Campos, participa do cumprimento dos mandados em Lorena. Como a Operação ainda está em andamento, na Delegacia da Vila Geny, não há informações precisas, mas aqui na cidade, ao menos três pessoas foram presas.

Além de Lorena, há mandados de prisão sendo cumpridos em Mogi-Guaçu, Santa Cruz das Palmeiras e Mogi-Mirim, todas em território paulista, além de Três Rios (RJ), Paraty (RJ), Juiz de Fora (MG) e Betim (MG).

Ao todo, a Operação cumpre 23 mandados. Sete pessoas foram presas. Outras seis que também eram alvo da Operação já cumpriam pena. Os detidos estão sendo apresentados nas delegacias da Polícia Civil das cidades. Há presos também Santa Cruz das Palmeiras, no interior de São Paulo, e no Rio de Janeiro.
No total, foram apreendidos 275 kg de drogas, sete fuzis de calibre 5,56 mm sem marca, nove carregadores, dois revólveres Rossi, uma pistola israelense 9mm e 960 munições de calibre 5,56 mm. Todo esse armamento era destinado à comunidade da Nova Holanda, localizada no Complexo da Maré, na Zona Norte do Rio.

MAIS LIDAS