• SANTA CASA SECUNDARIO

FOTOS
VÍDEOS
EDITORIAS / Notícias

2º Seminário de Autismo de Lorena: dia 9 de maio, reunindo especialistas renomados na área

17/02/2020

O diagnóstico tardio, na visão de uma escritora e palestrante diagnosticada com Asperger na vida adulta. A inclusão no mercado de trabalho. Os direitos dos autistas na escola (pública e particular). Comunicação Alternativa – possibilidades e os avanços que se tornam possíveis quando se encontra uma forma do autista se comunicar. Agressividade e inclusão escolar. Todos esses serão temas discutidos no 2º Seminário de Autismo de Lorena, que acontecerá no dia 9 de maio, sábado, no Teatro São Joaquim, no Unisal (Centro Universitário Salesiano de São Paulo).

A programação vai reunir profissionais renomados, ativistas, familiares e autistas, para abordar os temas de maneira responsável. “O número de autistas diagnosticados cresce a cada ano e ainda há muita desinformação a respeito do assunto. Informações totalmente equivocadas sendo propagadas, sem embasamento científico, que podem acabar prejudicando autistas e suas famílias. É por isso que esse Seminário será tão importante, assim como foi o primeiro, em 2019. Temos sempre essa preocupação de convidar profissionais que estudam e atuam com responsabilidade em suas áreas, baseados em evidências científicas”, explica a vice-presidente do Instituto Cacau (Centro de Apoio à Criança e Adulto com Autismo), Joyce Andrade. É o Instituto Cacau, em parceria com a Prefeitura e o Unisal, quem realiza o evento.

A atividade acontece amparada pela Lei Municipal no 3757/2017, que instituiu a Semana Municipal de Conscientização do Autismo, colocando as atividades sobre o tema no calendário oficial de Lorena. “Atividade importante para formar e informar as pessoas a respeito do autismo, na qual esperamos receber grande público”, afirma o vereador Fábio Matos, autor da Lei 3751e também da Lei Municipal 3751/2017, que implantou o Programa Municipal dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista em Lorena.

Inscrições abertas

O 2º Seminário de Autismo de Lorena vai acontecer no dia 9 de maio, sábado, das 7h30 às 17h30, no Teatro São Joaquim – Unisal Lorena. Para participar, inscreva-se no link: https://www.sympla.com.br/ii-seminario-de-autismo-de-lorena__794659
As inscrições custam R$ 25 – valor exclusivo para cobrir as despesas de realização do evento. Vagas limitadas. Confira a programação:

* 7h30 – Credenciamento
* 8h – Abertura do Seminário
* 8h15 – O diagnóstico tardio – com Michelle Malab, escritora, palestrante, graduanda de Psicologia, diagnosticada com Asperger na vida adulta, militante da causa das pessoas com deficiência.
* 10h – Coffee Break
* 10h15 – A inclusão no mercado de trabalho – com Carmen Lydia da Silva Trunci de Marco, pedagoga e psicóloga, pós-graduada em Terapia Familiar Sistêmica (PUC-SP), especialista em Psicologia Escolar e Clínica pelo Conselho Regional de Psicologia. Diretora do Colégio Paulicéia, da Clyma – Assessoria em Educação Inclusiva – e da SER ESPECIAL (Associação Assistencial de Integração do Trabalho, constituída em 2002 e qualificada como OSCIP em 2015). Possui 40 anos de experiência em educação inclusiva. Consultora em Inclusão no Mercado de Trabalho para pessoas com e sem deficiência. Sócia proprietária da Clínica Formare – Atendimento Comportamental Integrado. Pós-graduanda em Terapia Cognitivo Comportamental. Pós-graduanda em Intervenção ABA para Autismo e Deficiência Intectual. Licensed Practitioner of Neuro-Linguistic Programming.

* 12h – Pausa para o almoço

* 13h – Os direitos dos autistas na escola (pública e particular) – com dr. Marcelo Valio, professor, advogado e palestrante atuante em Direito Empresarial Humano, Direito dos Idosos, das Pessoas com Deficiência, Direito Médico e do Trabalho. Autor de obras literárias jurídicas (Direitos de Personalidade nas Relações de Trabalho – Ed. LTr; e Síndrome de Burnout e a Responsabilidade do Empregador – Ed. LTr), além de artigos jurídicos em revistas e sites especializados. Pós-graduado em Direito Público pela EPM/SP e em Direito Constitucional pela ESDC. Mestre em Direito do Trabalho pela PUC/SP. Doutor em Filosofia do Direito pela UBA (Universidade de Buenos Aires) e em Direitos Humanos pela FADISP. Pós-doutor em Direito pela Universidade de Messina, na Itália. Profissional com larga experiência na carreira docente, bem como na gestão, coordenação e direção de cursos de graduação e pós-graduação em Direito. Membro da Comissão de Defesa dos Direitos dos Autistas da OAB/SP.

* 14h15 – Coffee Break

* 14h30 – Comunicação Alternativa – com a dra. Aída Teresa dos Santos Brito, psicóloga, pedagoga e psicopedagoga, que trabalha com crianças com autismo há 21 anos, sendo referência no País pelas pesquisas e resultados de seu trabalho, além da experiência na área de Psicologia Clínica Infantil e Educação. Especialista em Educação Especial e Inclusiva. Especialista em Terapia Analítico Comportamental Infantil – TACI. Especialista em ABA: Análise do Comportamento Aplicada à educação de pessoas com TEA, atrasos no desenvolvimento e outros problemas de aprendizagem pela Universidade Federal de São Carlos – SP. Mestre em Educação. Doutora do programa de pós-graduação em Educação UFPI , com ênfase em ensino para crianças com autismo. Formação em PECs e Tecnologias Assistivas, TEACCH na Carolina no Norte – Center TEACCH NC – EUA, Treino de Ensino Programado para crianças com autismo na Carolina do Sul – Hope Academy – Project Hope Academy Promoting Inclusion – SC – EUA. Membro do NATEA (Núcleo de Apoio ao Transtorno do Espectro Autista) – Regional TM. Coordenadora regional da ABPMC Comunidade, na região do Triângulo Mineiro. Presta consultoria e elabora programas na área de Inclusão Educacional. Pesquisadora de comportamento verbal e habilidades sociais.

* 16h – Agressividade e inclusão escolar – com dr. Lucelmo Lacerda, doutor em Educação pela PUC-SP, pós-doutorando em Educação Especial pela UFSCar, psicopedagogo e pesquisador em autismo e inclusão. Autor do livro “Transtorno do Espectro Autista: uma brevíssima introdução”.
* 17h30 – Encerramento e agradecimentos.

Realização: Instituto Cacau, Prefeitura de Lorena e Unisal Lorena

Inscreva-se e programe-se! Informe-se para aprender, ensinar, incluir e respeitar.

MAIS LIDAS