• SANTA CASA SECUNDARIO

FOTOS
VÍDEOS

O professor Sinésio de Castro faz uma inspeção escolar

18/04/2018

1949 foi um ano de mudanças radicais para as professoras do Grupo Escolar Gabriel Prestes.  Como o prédio da escola estava precisando de uma reforma, suas aulas foram transferidas para o velho Grupo Escolar Conde Moreira Lima, no final da rua Dr. Rodrigues de Azevedo, trazendo transtornos para a direção, corpo docente e alunos.

Dirigia a escola o professor Joaquim Ferreira Pedro, irmão do professor Alexandre, também diretor de escola. As professoras respeitavam e temiam o seu diretor: corpulento, sempre de terno ou usando camisas compridas, o professor Joaquim era a circunspecção em pessoa. As professoras substitutas, como a Rosa Fox Drummond, Anuar Samahá e Ema Deambule, respeitavam esse homem polido e sério, principalmente nos seus poucos momentos de raiva.  Quais delas esqueceram o dia em que ele firmou o seu olhar severo, que uma verruga no olho direito deixava ligeiramente estrábico, numa substituta novata que descumpriu as suas ordens?  Ali mesmo, no corredor principal da escola, ele passou-lhe uma grande descompostura.

Por outro lado, o ambiente da escola era muito agradável.  No recreio, as professoras conversavam alegremente sobre tudo e todos.

Neste dia 17 de novembro de 1949, resplandecendo lá fora um dia de muito sol, elas discutem sobre os seus boletins de merecimento. Uma delas se gaba e lê para as colegas trechos do seu boletim:

 “(…) Trata os demais professores com urbanidade.  Trata os alunos com o cuidado e carinho necessários.

O livro de chamada está em dia, bem feito.  Colabora com as autoridades.  Prestigia e coopera nas campanhas organizadas pela direção do Estabelecimento”.

E vejam só este pedaço, lhes disse orgulhosa a dona do boletim:

Em 17 de agosto de 1949

Vi, hoje o “livro de chamada”.

Examinei o “diário de lições”.  Em dia.

Fiz um ditado de duas sentenças.

A classe vai bem, felizmente.

Os cadernos dos alunos estão guardados no armário.

Apenas a Cláudia da Silva estranhou o diretor.  Já se acostumou.

Lorena, data supra.

Joaquim Ferreira Pedro – diretor”

 Todas se admiraram.  Quantas não queriam que o seu diretor as elogiasse dessa maneira em seus boletins de merecimento…

Mas apesar do clima de confraternização reinante, as professoras estão apreensivas.  Conforme a direção comunicou na tarde de ontem (o horário é vespertino), hoje as professoras terão a visita do inspetor escolar, professor Sinésio de Castro.  Rigorosíssimo, ele faz questão de examinar em todos os detalhes o funcionamento da escola, observando os seus livros, questionando a direção, professores e os próprios alunos.

Daqui a pouco, os passos do inspetor ecoarão na escadaria da entrada da escola.  Bate o sinal.  Nervosas, as crianças em fila, as professoras recolhem-se às salas de aula.

Um murmúrio faz-se ouvir nos corredores da escola. No primeiro ano feminino B, sala da professora Rosa Fox Drummond, sorteada para a inspeção, percebe-se o ruído das crianças levantando-se de suas carteiras e a fala do professor Joaquim, que apresenta o inspetor aos alunos.  O professor Sinésio conversa com a professora, que está muito tensa, e pede-lhe o livro de chamada. Ele é um homem carrancudo, de pouca fala, mas bastante simpático.  Fisicamente é magro, de estatura média, usando sempre paletó e gravata, contrastando com o professor Joaquim, que é meio gordo.

Visto o livro de chamada, o professor Sinésio examina o diário de lições e o semanário da professora.

– Devidamente ilustrado – diz o inspetor.

Em seguida, ele faz duas perguntas para algumas alunas escolhidas a esmo.  Finalmente, ao sair, as crianças de pé cantam uma musicazinha de boas vindas que a professora Rosinha lhes ensinou.  O professor Sinésio elogia o adiantamento da sala e vai-se embora da escola.

Foi como se todos tivessem sido vítimas de um naufrágio:

– Estamos salvas! – disse uma das professoras sobreviventes.

 

COLUNISTAS / Olavo Rubens

Olavo Rubens Leonel Ferreira é formado em Direito, Ciências Sociais e Pegagogia. É mestre em Educação. Lecionou na Universidade de Taubaté, na Faculdade de Direito de Lorena, nas Faculdades Integradas de Cruzeiro, nas Faculdades Teresa D´Ávila de Lorena e no Anglo Vestibulares. Escreve muito; tem uma meia dúzia de livros publicados e a maior parte do que produziu ainda é inédita. Durante alguns anos publicou crônicas sobre Lorena no saudoso Guaypacaré, dos seus amigos João Bosco e Carolina. Mora em São Paulo.


olavo.rubens@hotmail.com

MAIS LIDAS