• SANTA CASA SECUNDARIO

FOTOS
VÍDEOS
EDITORIAS / Notícias

UTI da Santa Casa recebe Selo Nacional de Eficiência

01/04/2024

Na última quarta-feira, 27 de março, a Unidade de Terapia Intensiva (UTI Adulto) da Santa Casa de Lorena recebeu o Selo “UTI Eficiente 2024”, concedido pela Associação Brasileira de Medicina Intensiva (AMIB) e Epimed Solutions, em reconhecimento à eficiência da assistência ofertada aos pacientes críticos.

A avaliação da performance foi realizada de acordo com as Matrizes de Eficiência do sistema Epimed Monitor, que utilizam parâmetros de taxa de mortalidade padronizada (TMP) e de taxa de utilização de recursos padronizada (TURP), ambas ajustadas à gravidade do paciente.

Válido por um ano, o certificado “UTI Eficiente 2024” foi concedido às unidades de terapia intensiva de todo o país que no ano anterior apresentaram boa eficiência, com valores entre os tercis inferiores e as medianas (33% e 50%) das métricas utilizadas pelo sistema Epimed Monitor.

Dario Costa, superintendente da Santa Casa de Lorena, destaca que a lista de hospitais certificados inclui instituições de cidades do interior, junto a hospitais de grandes centros, comprovando que grandes resultados se conquistam a partir de grandes equipes.

“É importante destacar como uma conquista de um hospital filantrópico, que opera em sua grande maioria pelo Sistema Único de Saúde (SUS), para o qual destinamos 15 dos 20 leitos de alto padrão da UTI Adulto, projetados para oferecer uma experiência em excelência e humanização, com sustentabilidade, responsabilidade e muita eficiência”, considera Dario.

Para o diretor técnico da UTI Adulto e fundador da residência em Medicina Intensiva no hospital, dr. Antonio Fernando, médico intensivista titulado pela AMIB (CRM 154991, RQE 68338), o reconhecimento chancelado pela AMIB, em conjunto com o Epimed, valoriza a dedicação das equipes multiprofissionais da unidade que atuam 24 horas por dia, junto ao corpo clínico e aos residentes do programa de especialização em Medicina Intensiva PEMI AMIB.

“Temos total entendimento de que esse certificado de UTI Eficiente coloca a nossa unidade no seleto grupo de 179 UTI’s consideradas eficientes, num universo de mais de 1.800 unidades avaliadas. Entretanto, nunca buscamos o selo como um propósito ou até mesmo para nos vangloriar; ele foi consequência de um trabalho árduo, que iniciou a métrica em 2023 e o entendimento de que uma UTI eficiente é uma UTI técnica, porém humanizada, e com absoluto respeito e transparência aos envolvidos e, para isso, foi necessária uma mudança técnica e comportamental de toda equipe. Somente uma equipe engajada e comprometida com os processos e a qualidade da assistência ao paciente grave alcança lugar de destaque entre os melhores do país. Podemos dizer, com absoluta certeza, que esse reconhecimento reforça o nosso compromisso de contribuir de forma diferenciada na garantia da sustentabilidade e da qualidade da assistência ofertada aos pacientes de alta gravidade e complexidade”, diz dr. Antonio Fernando.

A lista com as UTI’s contempladas está disponível no site da AMIB e o reconhecimento não se trata de um ranking, visto que a ordem dos hospitais é alfabética.

 

MAIS LIDAS