• SANTA CASA SECUNDARIO

FOTOS
VÍDEOS
EDITORIAS / Gente Política

Dani Dias inicia mandato fazendo história em Guará

18/01/2021

Ela entrou pra história não apenas como a vereadora mais votada de Guaratinguetá, na eleição de 2020, como também é a mulher mais bem votada de todos os tempos na cidade. Tendo completado 35 anos neste domingo de 17 de janeiro, Daniele Karine Dias de Oliveira – a jornalista Dani Dias, da rádio Metropolitana – é estreante na política e acredita que, como vereadora, pode contribuir de maneira mais atuante com a sua comunidade. O Portal O Lorenense bateu um papo com ela. Confira:

O Lorenense – Quem é Dani Dias?

Dani Dias – Sou apresentadora da Rádio Metropolitana, do programa matinal Radar Noticioso, desde 2017. Antes (de 2009 até 2016), fui repórter e estagiária da mesma Rádio.

O Lorenense – Como surgiu a ideia de participar da política?

Dani Dias – Iniciei a carreira política poucos meses antes de ter sido a vereadora mais votada de Guaratinguetá. Foi em junho de 2020 que decidi ser candidata, pois acredito que posso contribuir mais, de forma ativa, através da política. Sempre fui o olhar crítico, e a profissão de jornalista me permitiu conhecer a fundo todos os problemas da cidade. Com o passar dos anos, percebi que poderia contribuir de forma ativa e mais intensa para lutar pela população e pelas melhorias. Recebi muito apoio popular e a confiança do povo no meu trabalho me estimulou ainda mais a ser candidata. E então me filiei ao PSC, pois escolhi a chapa do prefeito reeleito, Marcus Soliva.

O Lorenense – A que você atribui o sucesso da sua votação? Afinal, você foi a vereadora mais votada da cidade e da história de Guaratinguetá, logo na sua primeira disputa eleitoral…

Dani Dias – Atribuo o sucesso de toda essa votação ao trabalho que comecei há uma década, quando pisei na Rádio Metropolitana. Com muita honra e orgulho, fui a mulher mais votada da história de Guaratinguetá. Uma responsabilidade enorme, uma confiança gigantesca depositada pela população no meu trabalho, carreira na Metropolitana e pela minha transparência e humildade. Em 2009, deixei a faculdade do Mackenzie, em São Paulo, para voltar às minhas raízes e família, e voltar a morar em Guaratinguetá. De lá pra cá, passei a ter contato diário com a população, através do jornalismo atuante da rádio, e nunca mais parei. Amo estar nas ruas, amo estar com o povo! E todo esse trabalho de rua, de ouvir a população e dar voz aos mais vulneráveis, me abriu portas para chegar onde cheguei. Minhas raízes, minha base familiar sólida, com minha avó Tata da Rádio, super conhecida, e a Dona Tovinha, do Jararaca… Esse alicerce todo só fortaleceu ainda mais meu trabalho, quando me tornei candidata.

O Lorenense – Quais são as suas propostas de trabalho?

Dani Dias – O primeiro grande projeto que estamos colocando em prática, já a partir de janeiro, é a criação da Assessoria Municipal da Mulher e Cidadania e da Casa da Mulher. Esse é um projeto que defendi na minha campanha e que foi ao encontro das ideias do prefeito Marcus Soliva. Antes mesmo de iniciar o mandato, já me reuni com o prefeito e, juntos, elaboramos esse projeto maravilhoso, que irá atender com exclusividade as mulheres de Guaratinguetá. Também serão englobadas pautas da juventude, melhor idade, igualdade racial e questões de gênero.

É algo pioneiro na região e me sinto feliz por ser a mulher que levantou essa bandeira na campanha, que já começa a se concretizar em 2021. Futuramente, o prefeito Marcus Soliva, também pretende criar a Secretaria da Mulher. Tenho conversado bastante também com a primeira dama Andrea Evora Soliva; juntas, estamos buscando referências de bons projetos para as mulheres em outras cidades, para agregar com as nossas boas ideias para Guaratinguetá.

Durante a campanha, também apresentei propostas para outros segmentos, principalmente para a inclusão social (combate à desigualdade que existe em Guaratinguetá), para o fortalecimento das políticas públicas para as mulheres, além do olhar para a cultura e para os esportes.

O Lorenense – E o trabalho como jornalista?

Dani Dias – Continua, claro! Sou apresentadora na Rádio Metropolitana, todos os dias de manhã.

O Lorenense – Como entrar em contato com a Dani Dias?

Dani Dias – Sou muito acessível. Gosto de conversar com o povo. A população pode entrar em contato comigo da forma que achar melhor. Eu sou bem ativa na rede social, mas como tenho milhares de seguidores, às vezes não consigo responder para todos ao mesmo tempo. Por isso, sempre passo meu número de telefone pra todos: (12) 99611 2022.

Quem quiser, também pode ir até a Rádio Metropolitana (no Buriti Shopping Guará) e ligar ao vivo, durante o programa, que começa às 7h. Para coisas mais especificas e assuntos delicados que envolvem a política, a partir de agora, podem me procurar também na Câmara Municipal.

O Lorenense – O que a população pode esperar da vereadora Dani Dias?

Dani Dias – Guaratinguetá pode esperar uma vereadora guerreira, trabalhadora e que ama estar com a população. Meu mandato será focado também em lutar para combater a desigualdade social, que ainda existe em diversos bairros de Guaratinguetá. Principalmente os bairros irregulares, com esgoto a céu aberto e sem asfalto. Sei que não será fácil e que nem sempre conseguiremos tudo o que queremos, mas enquanto estiver vereadora, lutarei pelo povo e, especialmente, por mais igualdade social.

 

MAIS LIDAS