• SANTA CASA SECUNDARIO

FOTOS
VÍDEOS
COLUNISTAS / Maria Luiza

Quem é o verdadeiro dono da festa?

17/12/2015

O Papai Noel está em todos os lugares: na televisão, no rádio, nos jornais, nos shoppings, nas praças, nas ruas, nas casas… E todos nós o proclamamos como se ele fosse, e é, o esperado… Mas o dono da festa, na verdade, o Menino Jesus, está quietinho, dormindo no seu leito de palha, no seu presépio, esperando a sua hora de acordar nos presépios das igrejas.

Não estou reclamando do Papai Noel. Ele traz presentes e deixa feliz quem dá e quem ganha. Ele traz também presentes para os pobres, especialmente para as crianças. O clima do Natal é este, ou deveria ser só este: festas, presentes, amor, amizade, alegria, música, fartura, beleza. Até a natureza, não raras vezes, nos dá, nesta época, o presente da chuvinha mansa, criadeira, que faz bem às plantas e nos refresca do calor, a famosa garoa paulistana, que tanta saudade nos traz do passado, onde estão alguns dos nossos poetas e suas poesias e escritos, como Mário de Andrade, Guilherme de Almeida e o nosso Péricles. Parece que suas poesias chegavam vertendo um pouco da suavidade da garoa paulistana…

E esquecendo que o nosso país está pobre, o Planalto e o Congresso em brigas e discussões, impeachment ou não impeachment. Sai ou não sai… e ainda a violência pelas ruas e bairros das grandes cidades, que não acaba! E agora ainda há o problema do Aedes aegypti causando mais uma doença: a microcefalia!

E, se não houvesse a atmosfera natalina que traz paz e bênçãos aos corações e belos acontecimentos, não poderia mesmo haver alegria… E um dos acontecimentos ocorridos há poucos dias, que alegrou não somente as famílias, mas também os amigos e os lorenenses em geral, foi as Bodas de Ouro do conhecido e querido casal: Juanita Leite Marcondes e Sérgio Marcondes. A festa foi em Parati, mas alegrou também Lorena, trazendo à memória pessoas queridas, como o pediatra dr. Renato Prado Leite e sua esposa, a saudosa Dona Nair Lemos Figueiredo Leite, como também o ex-prefeito Carlos Marcondes.

Juanita (sempre jovem e bonita), atuante na sociedade lorenense com seus trabalhos comunitários, seu esposo, o fazendeiro Sérgio, seus filhos e netos deram e dão um belo exemplo de amor à sociedade.

Que Deus os abençoe e prolongue as suas Bodas de Ouro por muitos e muitos anos também de ouro; amém!

E que Deus seja louvado pelos belos acontecimentos que enfeitam mais ainda a espera natalina, a vinda do Menino Jesus. Amém!

COLUNISTAS / Maria Luiza Reis

Maria Luiza Reis Pereira Baptista é diretora de escola aposentada, membro da Academia de Letras de Lorena, da qual é sócia fundadora. Membro do IEV (Instituto de Estudos Valeparaibanos) e autora do livro de poemas “Chuva Doce”. Foi colunista do Jornal Guaypacaré durante mais de dez anos, tendo escrito mais de 400 crônicas.

 


baptista@demar.eel.usp.br

MAIS LIDAS