• SANTA CASA SECUNDARIO

FOTOS
VÍDEOS
COLUNISTAS / Falando de teatro

Beth Goulart encena peça premiada em Lorena: “Simplesmente Eu, Clarice Lispector”

17/11/2015

Serão duas apresentações no Teatro Teresa D’Ávila

SIMPLESMENTE, EU...001

O Teatro Teresa D´Ávila, em Lorena, vai receber a atriz Beth Goulart, com a peça ” Simplesmente Eu, Clarice Lispector”, que já recebeu cinco prêmios, foi vista por quase 800 mil pessoas e visitou mais de 250 cidades. Serão duas únicas apresentações: 21 e 22 de novembro (sábado e domingo), às 20h.

Beth Goulart assina a adaptação do texto e direção do espetáculo, que celebra seis anos de sucesso. A narrativa se constrói a partir de trechos de entrevistas, depoimentos e correspondências. Segundo Beth, toda essa ligação se dá por uma única linha: o amor. “Ela falava sobre o amor maternal, o do relacionamento, o amor a Deus, à natureza, ao próximo. Escolhi esse viés para apresentá-la ao público”, afirma a atriz.

SIMPLESMENTE, EU...005

SIMPLESMENTE, EU...004

Para ela, representar Clarice Lispector é realizar um antigo desejo. “Eu sempre acalentei essa vontade de um dia poder dar meu corpo, minha voz, minhas emoções para colocá-la viva em cena”.

A caracterização foi feita de forma cuidadosa. Detalhes como a maquiagem ganharam tratamento especial de Beth Goulart, que optou por um caminho neutro para passear livremente pela pele das personagens e da autora. “O espetáculo todo é como se fosse uma grande folha em branco a ser escrita por esses personagens, pelos movimentos, pelas ações, pelos sentimentos, pela luz”.

SIMPLESMENTE, EU...003

SIMPLESMENTE, EU...002

Prêmios

Este espetáculo recebeu cinco prêmios. Quatro deles de Melhor Atriz para Beth Goulart (Shell 2009, APTR, Revista Contigo e Qualidade Brasil) e Melhor Espetáculo, conferido pela Qualidade Brasil.

Ficha Técnica:

Texto: Clarice Lispector
Adaptação, Interpretação e Direção: Beth Goulart
Supervisão de Direção: Amir Haddad
Gênero: Espetáculo Poema
Iluminação: Maneco Quindere
Operadora de Luz: Diana Cruz
Trilha Sonora: Alfredo Sertã
Operador de Som: Paulo Mendes
Figurino: Beth Filipecki
Camareira: Eliane Silva
Cenografia: Ronald Teixeira e Leobruno Gama
Diretor de Palco: Guaraci Ribeiro
Contrarregra: José Severino Junior
Produção Executiva: Manoela Reis
Direção de Produção: Pierina Morais

Anote na agenda:

Dias 21 e 22 de novembro (sábado e domingo), às 20h.

Local: Teatro Teresa D´Ávila – Av. Peixoto de Castro, 539 – www.fatea.br/teatro

Ingressos: pelo Ingresso Rápido (https://www.ingressorapido.com.br/) ou na bilheteria do teatro (segunda à sexta, das 15h às 19h). Telefone: (12) 2124 2922. Lugares numerados.

Valores: R$ 50 (inteira) e R$ 25 (estudantes, pessoas acima de 60 anos, professores da Rede Pública de Ensino e professores e funcionários da Fatea/IST).

Classificação: 12 anos

Duração: 60 minutos

COLUNISTAS / Caio de Andrade

Dramaturgo, diretor e produtor teatral, Caio de Andrade nasceu em Lorena (SP), no dia 25 de novembro de 1960, e construiu sua carreira no Rio de Janeiro.

Formado em jornalismo, trabalhou na TV Manchete e SBT.

Ao longo de seus dez anos na televisão, fez inúmeros cursos e oficinas de teatro, chegando a dirigir alguns espetáculos. Nos palcos, como autor e diretor, vem construindo uma ponte entre o teatro e a história do Brasil. Foi o criador do Projeto História em Cena, no Centro Cultural Banco do Brasil – RJ, que levou milhares de estudantes ao teatro ao longo dos seus três anos de existência.

Participou de encontros com importantes companhias inglesas, na área de teatro-educação e de inúmeros festivais no Brasil e no exterior.  É, hoje, um dos profissionais de teatro mais atuantes e premiados da sua geração.

Foto por: Rodolfo Magalhães


cdeandrade@uol.com.br

MAIS LIDAS