• SANTA CASA SECUNDARIO

FOTOS
VÍDEOS

Exposição reúne artefatos e registros da Revolução de 1932 em Lorena

04/07/2023

Na manhã de ontem (3/7), teve início em Lorena a Exposição sobre a Revolução Constitucionalista de 1932, na Biblioteca Municipal. Ao todo, são cerca de 100 itens expostos, entre registros e artefatos bélicos do conflito, como equipamentos que eram usados pelos militares, uniformes, fotos e documentos, parte do acervo do pesquisador José Maria de Azevedo Paiva.

A exposição é aberta ao público e vai até 14 de julho, das 8h às 12h e das 14h às 17h, de forma totalmente gratuita.

A Revolução Constitucionalista foi um dos principais conflitos envolvendo o Vale do Paraíba e o Estado de São Paulo, iniciado em 9 de julho de 1932. O movimento atacava o autoritarismo do Governo Provisório de Getúlio Vargas e defendia a convocação de uma Assembleia Nacional Constituinte. Apesar de derrotados, os paulistas não lutaram em vão: em 1934, foi promulgada a nova Constituição Brasileira.

Estiveram presentes na abertura o prefeito Sylvio Ballerini; o vice-prefeito Humberto Ballerini; o pesquisador e proprietário do acervo, José Maria de Azevedo Paiva; o secretário de Cultura, Leandro Meirinho; a secretária de Turismo, Juliana Barbosa; a secretária de Comunicação, Bianca Freitas; o membro do Comphac, Danilo Ferraz; o membro do Clube Filatélico e Numismático de Lorena, José Antônio Ferraz; a servidora Ana Cláudia Mena, da Biblioteca Municipal; o diretor do Cemitério Municipal, Rogério Pinto; além de estudantes e munícipes que foram prestigiar a exposição.

 

MAIS LIDAS