• SANTA CASA SECUNDARIO

FOTOS
VÍDEOS

Militares do 5º BIL embarcam para os EUA, onde participam do CORE 22

02/08/2022

Nesta quinta-feira, 4 de agosto, 219 militares brasileiros embarcam para os Estados Unidos, onde participarão do CORE 22, treinamento em conjunto com a 3ª Brigada da 101ª Divisão de Assalto Aéreo (101st Airborne Division), do Exército dos Estados Unidos (U.S. Army South). Boa parte do efetivo brasileiro é do 5º BIL (Batalhão de Infantaria Leve), de Lorena. Segundo consta, serão 4 pelotões a participarem do treinamento: 3 de Lorena (5º BIL) e 1 de Caçapava (6º BIL).

O CORE 22 é resultado de um programa de cooperação, assinado entre Brasil e Estados Unidos, que estipulou exercícios bilaterais anuais até o ano de 2028, promovendo interoperabilidade entre os dois exércitos.

A previsão é que o treinamento seja realizado durante todo o mês de agosto. Neste período, o Exército Brasileiro e o Exército dos Estados Unidos compartilharão experiências, além de trocar conhecimentos sobre doutrina, técnicas, táticas e procedimentos de defesa.

Nesta quarta-feira, dia 3, às 7h, acontece uma solenidade especial dos militares participantes do CORE com suas famílias, no 5º BIL. No dia seguinte, eles embarcam para os Estados Unidos.

Em junho, militares do Batalhão de Lorena estiveram em Campinas, no 28º BI Mec (Batalhão de Infantaria Mecanizada), onde participaram de atividades de preparação para o CORE 22.

Em dezembro de 2021, o CORE (Combined Operations and Rotation Exercises) reuniu tropas do Brasil e dos EUA por dez dias, em território brasileiro. As atividades tiveram início em Lorena e também foram realizadas em Cachoeira Paulista e em Resende (RJ). As manobras conjuntas simularam ambientes de combate em áreas rurais e urbanas e utilizaram blindados e helicópteros. O exercício ainda treinou as tropas com a realização de tiro real.

 

MAIS LIDAS