• SANTA CASA SECUNDARIO

FOTOS
VÍDEOS
EDITORIAS / Notícias

5º BIL homenageia heróis do Haiti

13/01/2022

Na manhã de quarta-feira, 12 de janeiro, foi realizada uma cerimônia em homenagem aos dez jovens militares heróis do 5º Batalhão de Infantaria Leve (5º BIL), o Regimento Itororó, que faleceram no cumprimento do dever, por ocasião do terremoto que devastou a capital do Haiti, em janeiro de 2010.

Os militares estavam a poucos dias do retorno para seus lares, com sua missão praticamente cumprida, e ocupavam uma instalação fortificada conhecida como Casa Azul, na região de Cité Soleil, considerada como marco da atuação militar das tropas brasileiras e da Organização das Nações Unidas no Haiti. A referida instalação já havia resistido a centenas de ataques de grupos armados que lutavam pelo domínio do poder no local, mas não resistiu ao forte tremor de terra que deixou mais de 200 mil mortos, em 12 de janeiro de 2010.

A emocionante homenagem, que contou com a participação de familiares e amigos, foi iniciada com a realização do culto ecumênico, no auditório Heróis do Haiti, seguida da formatura no pátio do Batalhão, ocasião em que uma Corbélia de Flores foi colocara junto á imagem dos militares.

Ao todo, 18 militares morreram durante a missão; entre eles, 10 militares do 5º BIL: Capitão Bruno Ribeiro Mário, Subtenente Davi Ramos de Lima, 1º Sargento Leonardo de Castro Carvalho, 2º Sargento Rodrigo de Souza Lima, 3º Sargento Douglas Pedrotti Neckel, 3º Sargento Washington Luiz de Sousa Seraphin, Cabo Antônio José Anacleto, Cabo Felipe Gonçalves Júlio, Cabo Rodrigo Augusto da Silva e Cabo Tiago Anaya Detimermani.

Sd Almeida

MAIS LIDAS