• SANTA CASA SECUNDARIO

FOTOS
VÍDEOS

240 militares do Exército dos EUA chegam a Lorena na próxima semana

02/12/2021

O Exército Brasileiro e o Exército dos Estados Unidos da América realizarão um exercício combinado denominado CORE (Combined Operations and Rotation Exercise) entre os dias 6 e 16 de dezembro. O exercício ocorrerá em território brasileiro, no contexto de uma Operação Aeromóvel (com emprego de helicópteros), iniciando em Lorena e realizando atividades também em Cachoeira Paulista e em Resende (RJ).

O CORE 21 será o primeiro exercício combinado executado por tropa dos Estados Unidos na América Latina. O exercício será conduzido por uma força-tarefa do 5º Batalhão de Infantaria Leve (5º BIL), sediado em Lorena, tendo incorporada uma Companhia de Fuzileiros da 101ª Divisão de Assalto Aéreo (101st Airborne Division), do Exército dos Estados Unidos. O efetivo será de aproximadamente 990 militares, sendo 750 brasileiros e 240 norte-americanos.

Preparação

Segundo informações oficiais, a Força-Tarefa Itororó iniciou, no dia 1° de dezembro, os trabalhos de planejamento para a manobra militar no contexto do exercício combinado CORE 21. Nessa fase de planejamento, é realizada a análise da missão pelo Estado-Maior da Força-Tarefa e seu Comandante, que ditará as diretrizes de planejamento. Além disso, serão estabelecidos princípios de guerra a serem privilegiados e a concepção geral para o cumprimento da missão.

O trabalho reuniu oficiais e sargentos de ambos os Exércitos, que discutiram a manobra militar a ser realizada nos próximos dias, sendo, em grande parte, no campo de instrução da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), em Resende.

Nos próximos dois dias, serão realizadas oficinas de interoperabilidade entre as tropas para transmitir as Técnicas, Táticas e Procedimentos (TTP) voltadas às Operações Aeromóveis, enquanto o Estado-Maior da Força-Tarefa seguirá com o planejamento das ações operativas.

Como surgiu o CORE 21?

Nas décadas recentes, o Brasil ampliou gradualmente a atuação internacional em diversos campos, inclusive o da paz e segurança. Especialmente a partir da participação na Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti (Minustah), surgiram novas oportunidades de intercâmbios de defesa com vários países amigos.

Nesse contexto, em 12 de abril de 2010, foi assinado, em Washington, um Acordo Bilateral sobre Cooperação em Matéria de Defesa, entre os Governos do Brasil e dos Estados Unidos da América (EUA), promulgado pelo Decreto nº 8.609, de 18 de dezembro de 2015.

Desde então, de maneira similar ao que já ocorria com outros países amigos, anualmente ocorrem exercícios militares autorizados e acompanhados pelo Ministério da Defesa, com a participação das Forças Armadas brasileiras (Marinha, Exército e Força Aérea) e das Forças Armadas dos EUA.

Nesse contexto, o CORE 21 é o primeiro exercício combinado executado por tropa dos Estados Unidos da América na América Latina, sendo conduzido pela força-tarefa do 5º BIL.

Programação

A abertura do CORE 21 acontece na próxima segunda-feira, 6 de dezembro, às 14h, no 5º Batalhão de Infantaria Leve.

Na terça, dia 7, será realizado o exercício Assalto Aeromóvel, às 16h30, no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em Cachoeira Paulista. Do dia 8 até o dia 16, as atividades acontecem em Resende, sede da Academia Militar das Agulhas Negras.

Fotos: Exército Brasileiro

 

 

 

 

 

MAIS LIDAS