• SANTA CASA SECUNDARIO

FOTOS
VÍDEOS

240 militares dos EUA participarão de treinamento em Lorena, Cachoeira e Resende

18/10/2021

Na última quinta-feira, 14 de outubro, foi publicado o Decreto em que o presidente Jair Bolsonaro autoriza o ingresso e a permanência temporária de 240 militares dos Estados Unidos no Brasil, para a realização de um exercício conjunto com o Exército brasileiro. O treinamento acontecerá de 28 de novembro a 18 de dezembro de 2021, nos municípios de Lorena, Cachoeira Paulista e Resende.

Na fase inicial dos exercícios, os militares norte-americanos deverão treinar e ficar alojados no 5º BIL (Batalhão de Infantaria Leve), com sede em Lorena. Também haverá treinamento na cidade de Cachoeira Paulista e, depois, eles seguem para Resende (RJ), sede da AMAN (Academia Militar das Agulhas Negras). Essa é a programação, informou o 5º BIL ao Portal O Lorenense, caso não ocorram mudanças no planejamento.

De acordo com o comunicado da Secretaria-Geral da Presidência, os exercícios combinados das forças militares dos dois países, chamados de CORE (Combined Operations and Rotation Exercises), foram concebidos durante Conferência Bilateral realizada entre Brasil e EUA, em outubro de 2020, com o objetivo de incrementar a cooperação entre os dois Exércitos. “Ressalte-se que iniciativas como esta se inserem no contexto do Acordo Bilateral entre o Governo da República Federativa do Brasil e o Governo dos Estados Unidos da América, sobre Cooperação em Matéria de Defesa, firmado em Washington, em 12 de abril de 2010, e promulgado pelo Decreto nº 8.609, de 18 de dezembro de 2015”, afirma a nota da Presidência.

O primeiro exercício foi realizado entre janeiro e março deste ano, em Fort Polk, no Estado norte-americano da Louisiana. A previsão é que os treinamentos conjuntos ocorram todos os anos, até 2028.

O Ministério da Defesa, por meio do Comando do Exército, é a instituição responsável pela organização e execução do chamado Exercício de Adestramento CORE 21.

Em março deste ano, o 5° BIL já havia recebido uma comitiva do Exército dos Estados Unidos, para a preparação do exercício CORE. Os visitantes conheceram algumas capacidades, logísticas e operacionais do Batalhão, bem como as instalações nas quais as tropas americanas serão alojadas, na fase inicial dos exercícios.

Depois, entre 19 e 23 de abril, o 5º BIL sediou a 2ª Conferência de Planejamento do Exercício Combinado com o Exército Americano – CORE 2021. Durante estes dias, os militares do Exército dos Estados Unidos participaram de reuniões e de reconhecimentos, dando continuidade à preparação do treinamento.

MAIS LIDAS