• SANTA CASA SECUNDARIO

FOTOS
VÍDEOS
EDITORIAS / Saúde

Santa Casa lança Programa Municipal “Infarto Zero”

23/09/2021

Inédito no Vale do Paraíba, o Programa Municipal “Infarto Zero” tem como objetivo salvar vidas introduzindo a angioplastia primária em pacientes SUS com princípio de Infarto Agudo do Miocárdio (IAM). Em nota, a Santa Casa de Lorena informou: “O atendimento cardiológico de emergência para a população lorenense ganhou mais um aliado de excelência: a angioplastia primária. O lançamento do Programa “Infarto Zero” foi concretizado nesta segunda-feira (20) e contou com a presença de autoridades municipais, médicos e toda equipe da Santa Casa de Lorena”.

O Programa, como o próprio nome diz, visa reduzir a zero o número de mortes evitáveis de Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) através da introdução do procedimento, reconhecido em protocolos internacionais de saúde. “Muitos pacientes ficam internados na Santa Casa, aguardando semanas por uma vaga no Hospital Regional [de Taubaté/SP]. Isso vai acabar. A gente vai ter aqui dentro a alta complexidade, vamos operar o coração aqui dentro, fazer angioplastia e, muito em breve, se Deus quiser, teremos ultra hemodinâmica aqui”, disse o autor do projeto, dr. Luiz Heitor Demolinari Jr, cardiologista.

O superintendente-geral da instituição, Dario Costa, afirmou que o Infarto Zero faz parte da consolidação de um grande projeto e, consequentemente, coloca a Santa Casa de Lorena no patamar de referência em cardiologia na região. “É um sucesso para a cidade de Lorena, para a população em si, muitas vidas serão salvas. A Santa Casa não tem medido esforços no sentido de se tornar referência em cardiologia na região”.

O prefeito Sylvio Ballerini, durante sua fala, classificou a Santa Casa como um “hospital de cinco estrelas” e disse que vem lutando por verbas durante reuniões com outras autoridades municipais e estaduais. “Meu objetivo, nessas reuniões, tem sido trazer verbas pelo governo estadual para a Santa Casa de Lorena”.

O evento contou ainda com a presença da ex-provedora da Santa Casa de Lorena, Paola Gara Geronimi, do Grupo Geronimi, que doou um aparelho de tomografia com 160 canais para exames preventivos de cardiologia. É o único aparelho deste porte da região do Vale Histórico.

O “Infarto Zero” é um projeto dedicado a moradores de Lorena, com cartão SUS da cidade, e visa atender pacientes que chegam com principio de infarto no Pronto Atendimento SUS da Santa Casa. O início do projeto faz parte de uma série de conquistas da instituição na área cardiológica. No mês passado, um paciente de 58 anos passou pela primeira cirurgia cardíaca de alta complexidade já realizada em Lorena: a revascularização do miocárdio.

MAIS LIDAS