• SANTA CASA SECUNDARIO

FOTOS
VÍDEOS

Estado de SP na fase Vermelha a partir de sábado

03/03/2021

O governador João Doria determinou nesta quarta-feira, 3 de março, a fase Vermelha em todo o Estado de São Paulo. A medida valerá a partir da zero hora do próximo sábado, dia 6, e se estenderá por, pelo menos, 14 dias (portanto, até o dia 19 de março). A justificativa do Governo do Estado é a de que o aumento do número de casos, internações e mortes é o pior desde o início da pandemia.

Uma das incoerências mais questionadas é que, apesar de proibir milhões de paulistas de trabalhar, as aulas presenciais nas escolas seguem permitidas.

Os números da pandemia são alarmantes, isso não se discute. No entanto, ao mesmo tempo em que tira o direito de milhões de pessoas de trabalhar, o governador João Doria não oferece contrapartidas e ainda determinou o aumento de inúmeros impostos em 2021. A lista é formada por uma centena de produtos, que vão desde artigos industriais, como peças e equipamentos, até móveis, materiais de construção, calçados, combustíveis, artigos de higiene e de saúde, além de alguns alimentos, como carnes e queijos.

Veículos novos e usados, além do etanol, diesel e biodiesel, também tiveram alta no ICMS. Nem itens essenciais, como pasta e escova de dentes, preservativos, cadeiras de rodas, seringas e agulhas descartáveis, escaparam dos aumentos impostos pelo governador.

A alta nos impostos também se deu no reajuste de taxas obrigatórias pagas ao Estado, como o licenciamento de veículos e as taxas de emissão e renovação de CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

Os impostos mais altos já refletem em praticamente todos os setores da economia.

O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou nesta terça-feira, dia 2, que o Governo Federal vai retomar o Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda (BEM), que autoriza empresários a reduzir salários e carga horária e até a suspender contratos de trabalho. Mas ainda não informou datas para a nova rodada do Programa.

Enquanto isso, empregadores e empregados seguem inseguros e incertos em relação ao futuro de seu trabalho e de seu próprio sustento.

Em Lorena, apesar da alta rotatividade, a Santa Casa não está operando acima da capacidade. Este Portal de Notícias vem reproduzindo as estatísticas diariamente, desde o início da pandemia. Em entrevista recente, o diretor clínico da Santa Casa afirmou que nunca foi necessário “escolher pacientes” no hospital.

A Prefeitura ainda não se manifestou sobre a nova imposição do Governo.

 

MAIS LIDAS