• SANTA CASA SECUNDARIO

FOTOS
VÍDEOS
Fotos: Tatiane Castro

Centralização das vacinas causa aglomeração e revolta em Lorena

03/03/2021


A centralização da vacinação de Lorena em um único local causou, na manhã desta quarta-feira, 3 de março, a insatisfação da população e uma grande aglomeração na rua Tupi, onde fica o Ambulatório de Especialidades II e o Centro do Idoso de Lorena.

“Foi uma bagunça. Cheguei com a minha mãe às 7h30, de carro. Mandaram a gente sair do carro e ir pra fila na calçada, já que a minha mãe tem condições de locomoção. Fizeram isso com várias pessoas. Aí, de repente, começaram a dar prioridade pra quem chegou depois e estava no carro. E a minha mãe, que ficou duas horas em pé, torrando no sol, não foi vacinada, porque as vacinas acabaram”, relata a lorenense Tatiane Castro. “Uma bagunça, uma confusão… Pessoal do Trânsito não se entendia com o pessoal da Saúde… Lamentável a falta de respeito com os idosos”, completa.

Nas redes sociais, muitos protestos de lorenenses, como o de Luiz Cobianchi, que registrou a enorme fila em foto e desabafou: “Falta de organização da fila, no sol, pessoas passando mal, falta de informações, tudo totalmente desorganizado. É preciso respeito com a pessoa idosa”.

Este também foi o tom da indignação de dezenas de outros munícipes nas redes sociais.

Questionada logo cedo sobre o ocorrido, a Secom (Secretaria de Comunicação da Prefeitura) afirmou que a Secretaria de Saúde centralizou a vacinação em um único local para evitar a perda de doses. “O que acontece é que cada frasco possui 10 doses e, após aberto, tem que ser utilizado”, explicou a Secom. Em relação ao esgotamento das vacinas, a Secom disse que iria verificar a situação, mas até o momento (14h), não retornou o contato deste Portal de Notícias.

Vacinas na cidade

Na segunda-feira, 1º de março, a Secretaria de Saúde informou que havia recebido mais 1580 doses de vacina. Destas, 710 seriam destinadas à segunda aplicação nos profissionais de saúde, 520 doses para a segunda aplicação nos idosos de 90 anos ou mais, e 350 doses para a primeira aplicação em idosos entre 77 e 79 anos.

De acordo com a Prefeitura, no total, são 7406 doses recebidas até o momento.

A vacinação no Ambulatório de Especialidades II (Rua Tupi, 350 – Vila Hepacaré) começou ontem, para aplicação da 2ª dose em profissionais de saúde e em idosos de 90 anos ou mais; além da continuidade da aplicação da 1ª dose em idosos a partir de 80 anos.

Hoje, começou a vacinação na população de 77 a 79 anos, mas antes das 9h30, já não havia mais doses disponíveis.

Entendemos que a questão da vacinação está complicada em todo o mundo. Não há vacinas suficientes para atender a demanda. Mas se são poucas, então está faltando planejamento, organização e informações mais claras para a população. Minha mãe foi embora muito nervosa, passando mal e dizendo que não vai mais voltar, porque não quer passar pela mesma situação humilhante. Esperamos que haja mais respeito com os lorenenses nas próximas etapas”, completa Tatiane Castro.

 

 

 

 

MAIS LIDAS