• SANTA CASA SECUNDARIO

FOTOS
VÍDEOS

Da pandemia e de uma luta contra o câncer, nasce a Bolos da Maria

28/07/2020

Histórias que inspiram… Em plena pandemia, a família da Maria (uma “senhora” boleira e mini empreendedora nata, de apenas 8 anos!) enfrenta um grande desafio. A Vanice, mãe da Maria Antônia, teve o sonho de uma nova vida temporariamente interrompido pelo diagnóstico de um câncer. No final do ano passado, ela estava se formando na faculdade de Rádio e TV, cheia de planos e ideias para a nova carreira profissional, quando recebeu a notícia de que teria uma grande batalha de saúde pela frente. Na sequência, veio a pandemia do novo coronavírus. Tudo junto e misturado. Diante da situação que se apresentava, a família tinha duas opções: lamentar ou enfrentar. O tombo da vida transformou-se em razões para acreditar que tudo tem uma razão. E que quando a gente enfrenta as adversidades com fé, energia boa e positividade, aprendemos sempre grandes lições.

Com tratamento em curso, incluindo meses de quimioterapia, sem poder trabalhar e sair de casa, eis que surge, num café da tarde de primas, a ideia dos BOLOS DA MARIA! Foi a Maria Antônia quem preparou os quitutes daquele dia, com a ajuda da mãe. Fizeram sucesso. A prima jornalista sugeriu a criação dos BOLOS DA MARIA, a outra amiga da Vanice abraçou o projeto, criou logomarca, flyer de divulgação… E foi assim que nasceu o primeiro negócio da Maria, que tem apenas 8 anos, mas que já demonstra a veia empreendedora nata e o talento na cozinha. E todo mundo que experimenta, garante: os bolos são deliciosos!!!

Mulher e mãe inspiradora

Nunca neguei enfrentar meus desafios. Mas claro que, quando a gente tem o diagnóstico de uma doença grave, a primeira reação é o susto, o medo. Depois a gente encara… E foi só quando comecei o tratamento que pude entender a razão de tudo isso: tenho encontrado tanta gente boa pelo caminho, que eu nem sabia que existia tanta gente boa assim no mundo… Esse momento da minha vida fez com que eu prestasse mais atenção nas pessoas, no que realmente importa”, conta Vanice. “Eu quero é viver! E a minha principal razão para isso é a Maria Antônia, minha jóia rara. Com a pandemia, além dessa oportunidade que eu jamais teria de trabalhar ao lado da minha filha, estou podendo prepará-la para a vida. Vou vencer essa luta porque entreguei nas mãos de Deus. Mas o dia que eu não estiver mais aqui, necessidade minha filha não vai passar. E também não vai pro mau caminho. Porque ela já sabe trabalhar. Quem não gosta de um bolo quentinho e um café fresquinho? E ela ainda está aprendendo desde cedo o valor do trabalho, como é bom ganhar o próprio dinheiro. Tudo isso continuando a ser a minha Maria, a criança que brinca, estuda e leva a sua vida saudável e feliz”, completa a mãe, orgulhosa.

Pra quem não conhece, a lorenense Vanice Raquel Barreto de Castro tem 45 anos, grande experiência na área de Estética, formação superior em Design de Interiores, cursou até o último ano de Biblioteconomia e graduou-se, ano passado, também em Rádio e TV. Ligada no 440, realiza seu tratamento oncológico no Hospital A.C. Camargo de São José dos Campos. Além de batalhar pela própria vida, faz questão de levar alegria e positivismo para os colegas pacientes que encontra pelo caminho.

Empresa de sucesso e em expansão

Na cozinha, como na vida, mãe e filha são parceiras. Uma complementa o trabalho da outra. “A Maria bate as massas, unta as formas, prepara tudo… Eu só não deixo mexer no forno. Essa parte é comigo. E aí, enquanto eu tô colocando ou tirando do forno, ela já vem, faz as fotos, passa mensagem pros clientes, anota encomendas”… Já percebeu como a Maria é esperta, né?! Faz pouco tempo que ela é empreendedora, mas já aprendeu que o cliente “comer com os olhos” é um passo fundamental no processo das vendas.
E vem dando super certo! Os BOLOS DA MARIA já fazem sucesso em Lorena, Taubaté e até em São Paulo (capital). O capricho e profissionalismo estão em todos os detalhes: desde a escolha das matérias-primas, para oferecer alimentos de qualidade, até a personalização dos produtos, com embalagens exclusivas. Pensa que para por aí? Nada disso! Os bolos são o carro chefe, mas Maria e Vanice também fazem brigadeiros sob encomenda e anunciam novidades para os próximos dias… “Vamos produzir tortinhas de frango, de camarão e de palmito. E pra quem é fã, também teremos bolinho de chuva”, contam.

Todo esse sucesso é acompanhado de perto pelo Lairton, marido da Vanice e pai da Maria. “É interessante porque a gente sabe que a Maria é uma criança. Então, incentivamos esse lado empreendedor dela, mas não abrimos mão que ela leve a sério os estudos e tenha horários livres para brincar”, revela. “Parte do dinheiro das vendas é separado para ser reinvestido. Outra parte para o custeio da família. E uma porcentagem vai direto pra poupança da Maria, porque ela tem que ter esse gostinho de ganhar o dinheiro dela e também precisa aprender a administrar os próprios recursos desde cedo”, completa Vanice.

Questionada sobre o que significa essa experiência em sua vida, Maria não titubeia ao afirmar: “A minha mãe me faz feliz e me ajuda. Então, eu também tenho que ajudar a minha mãe e fazê-la feliz. É uma felicidade muito grande pra mim”.

Gostou? Faça sua encomenda!
Instagram: @bolosdamarialorenasp
Facebook: https://www.facebook.com/vanice.vanicecastro
WhatsApp: (12) 99194 9031

MAIS LIDAS