• SANTA CASA SECUNDARIO

FOTOS
VÍDEOS

Esporte e educação em destaque no 1o Seminário de Educação Física de Lorena

28/10/2019

Política pública para o futuro, que oportuniza a formação e aprimoramento profissional. Com este intuito, foi realizado no sábado, 26 de outubro, o 1º Seminário de Educação Física de Lorena, no Teatro São Joaquim (Unisal). Durante todo o dia, cerca de 200 pessoas (entre professores, atletas e interessados) aprenderam sobre temas variados.

A programação foi inteira gratuita e reuniu profissionais renomados regional e nacionalmente. “Ano passado, tivemos a 1ª Semana de Educação Física de Lorena, que aconteceu durante uma semana inteira. Para 2019, adotamos o formato de Seminário, para concentrar as atividades em um único dia. Mas foi a segunda vez que o evento aconteceu oficialmente no âmbito municipal, após a sanção da Lei 3784, que instituiu no calendário de eventos oficiais de Lorena a Semana Municipal de Educação Física”, explica o autor da Lei e organizador do evento, vereador Fábio Matos, que também é professor de Educação Física. “Preciso fazer um agradecimento especial ao presidente da Fiesp, Paulo Skaf, e à vice-prefeita Marietta Bartelega, porque o apoio deles foi fundamental para que o Seminário fosse possível”, completa.

Representando a direção do UNISAL, foi o padre Sérgio quem deu as boas vindas aos presentes. A secretária de Esportes da cidade, Vera Silva, também esteve presente e destacou a importância de iniciativas como essa para a formação de jovens e promoção de qualidade de vida.

As palestras

O caminho que é necessário percorrer desde a formação até o alto rendimento esportivo foi o tema da palestra da professora Thatiana Freire, especialista em Esportes do SESI-SP, bacharel em Esporte e mestre em Ciências (na área de Estudos do Esporte), com mais de 15 anos de experiência na gestão técnica de programas de formação esportiva.

Na sequência, palestrou o professor Ricardo Cesar Alves Ferreira, mestre em Engenharia Biomédica, com ênfase em Fisiologia do Exercício. Professor da Unip, com experiência de mais de 10 anos como preparador físico em clubes de futebol profissional; coordenador do Programa Atleta Cidadão, da Prefeitura de São José dos Campos; e doutorando em Ciências do Movimento Humano e Reabilitação. Seu tema: “Planejando o treinamento e oportunizando o desenvolvimento do jovem atleta: período sensível”.

O ambiente de aprendizagem em um Programa de Educação Esportiva foi o tema da 3ª palestra do dia, com o professor dr. Bruno Natale Pasquarelli, especialista em Treinamento Desportivo, mestre em Educação Física, na área de Desempenho Humano e Atividade Física, e coordenador pedagógico da equipe multidisciplinar do Programa Atleta Cidadão, de São José dos Campos.

Após o almoço, a educação física especial esteve em pauta: os modelos de atendimento autista, a questão da intervenção e o trabalho em instituições. Quem abordou o tema, na teoria e na prática, foram os professores Rubia Pires (educadora física e pedagoga, pós-graduada em Deficiência Intelectual, atuando há 10 anos em atividades físicas para crianças, adolescentes e adultos com Transtorno do Espectro Autista, Síndrome de Down e paralisia cerebral, dentro do modelo ExerCiência) e Willian Chagas (especialista em Educação Física Adaptada e Saúde, em Saúde Mental em Equipe Multidisciplinar, além de psicomotricista).

Na sequência, as estratégias na elaboração do treinamento para corredores de rua, com o professor Augusto Rédua, especialista em Musculação e Treinamento de Força e também em Treinamento Desportivo, com mestrado em Esportes de Alto Rendimento e Sistemas de Preparação de Atletas pela Universidade Estatal de Cultura Física de Moscou, na Rússia. Capacitado pelo Comitê Olímpico Russo, experiente na organização de equipes e delegações, preparação física para Futebol e treinador de Corrida de Rua, tendo acompanhado o treinamento de atletas quenianos.

Fechando a programação, falou a psicóloga Maria Fernanda Silva, sobre a importância do trabalho em grupo na dinâmica do esporte individual – Sob o olhar da Psicologia Esportiva. Maria Fernanda é pós-graduada em Psicopedagogia e Psicomotricidade; palestrante, estudiosa e ativista na área do autismo; psicóloga voluntária do Instituto MATOSTT de Tênis de Mesa e do Instituto Cacau.

Durante o dia, houve também sorteio de prêmios entre os participantes: 2 limpezas dentárias com a dra. Carolina Pinheiro, 1 clareamento dental com a dra. Ana Luiza Reis Baptista, 3 bolsas de estudo no Yázigi e 4 vale-compras na DuEsportes.

O 1º Seminário de Educação Física de Lorena foi realizado pelo curso de Educação Física do UNISAL, em parceria com o SESI-SP (presidente Paulo Skaf) e o Instituto MATOSTT de Tênis de Mesa.

Apoio: Apollo Academia, Blue Design, Clube Comercial de Lorena, Corre Assessoria Esportiva, DuEsportes, Espaço R, Fundo Social de Solidariedade de Lorena (vice-prefeita Marietta Bartelega), Hotel Ibis de Lorena, Instituto Cacau (Centro de Apoio à Criança e Adulto com Autismo), Portal de Notícias O Lorenense, Prefeitura de Lorena, psicóloga Maria Fernanda Silva, Restaurante Castelinho e Yázigi Lorena.

MAIS LIDAS