• SANTA CASA SECUNDARIO

FOTOS
VÍDEOS

“Pelos Caminhos da Educação”: trajetória do professor Walter Vicioni vira livro

28/09/2018

Uma história que transformou a formação profissional no Brasil. No próximo dia 4 de outubro, a editora Azulsol apresenta o livro “Pelos Caminhos da Educação” – A trajetória do professor Walter Vicioni.

A cargo do jornalista, professor e escritor Ricardo Viveiros, a obra biográfica narra, em 224 páginas, a trajetória pessoal e profissional de Walter Vicioni Gonçalves, diretor regional do SENAI e superintendente do SESI–SP (licenciado), suas experiências nacionais e internacionais na área educacional e que mudaram a forma de pensar a formação profissionalizante no Brasil.

Para Ricardo Viveiros, autor de 41 livros lançados em diferentes gêneros, a obra é instigante e exemplar ao narrar, em oito capítulos, todo o percurso de um garoto simples do interior paulista que se tornou um dos mais importantes educadores brasileiros, respeitado aqui e no exterior.

Recentemente, Walter Vicioni, que atua há 48 anos como educador, por unanimidade de votos, foi indicado a ocupar a cadeira número 36 da Academia Paulista de Educação (APE).

O lançamento do livro acontece na Livraria Cultura – conjunto Nacional – na Av. Paulista, 2073 – em São Paulo, capital, às 18h30.

“É uma alegria ter a minha história contada sob o olhar de um jornalista premiado, com 50 anos de carreira, uma referência no Brasil”, conclui Walter Vicioni.

Sobre Walter Vicioni Gonçalves:

Formado em Pedagogia pelo Mackenzie, especializou-se em Planejamento e Administração da Educação no International Institute for Educational Planning, de Paris; em Direção Estratégica e Planejamento Empresarial na FGV e em Gestão de Programas de Cooperação Internacional na Faculdade de Economia e no Instituto de Estudos Avançados da USP. Também é especialista em Gestão da Qualidade pelo Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (IMECC-UNICAMP).

Diretor Regional do SENAI e superintendente do SESI–SP (licenciado), responsável pela implantação do Sistema de Ensino no SESI-SP. Planejou, coordenou e implantou o tempo em regime integral nas escolas de Ensino Fundamental das redes SESI-SP. Estruturou o Ensino Médio articulado com o Técnico no SENAI-SP, criou as Editoras SESI-SP e SENAI-SP, com o objetivo de estimular a leitura e fomentar a educação e a cultura.

As realizações de Walter Vicioni na educação e cultura renderam-lhe a condecoração de Chevalier dans I’Ordre des Palmes Académiques, homenagem concedida pelo presidente da França.

MAIS LIDAS