• SANTA CASA SECUNDARIO

FOTOS
VÍDEOS

Vegfest Brasil 2017: de 30 de agosto a 3 de setembro, em Campos do Jordão

24/08/2017

Uma pequena parte dos mais de 1.500 participantes do Vegfest Brasil 2015, em Recife/PE (foto: Sobrado 423)

​O maior evento vegetariano da América Latina terá sua sexta edição no final de agosto deste ano. Realizado pela Sociedade Vegetariana Brasileira, o Vegfest Brasil (anteriormente denominado Congresso Vegetariano Brasileiro) teve sua primeira edição em 2006 e já passou por São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba e Recife.

Desta vez, a anfitriã será a aconchegante cidade serrana de Campos do Jordão, que acolherá milhares de vegetarianos, veganos, simpatizantes e interessados entre os dias 30 de agosto e 3 de setembro. A expectativa é receber mais de 1.500 participantes de mais de 120 cidades diferentes.

“O Vegfest Brasil é uma experiência única e transformadora, de grande conexão com o vegetarianismo e veganismo, networking com pessoas incríveis que vivem e se interessam por essa causa, senso de propósito coletivo e alinhamento com os seus próprios princípios e valores”, explica Ricardo Laurino, presidente da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB).

O festival ocorrerá inteiramente dentro das dependências do Hotel Serra da Estrela, no bairro do Capivari (centro turístico da cidade), cujo cardápio das refeições vem passando por uma transição e já é quase inteiramente vegano. Durante o evento, todo o cardápio será 100% vegano. Os quartos se esgotaram rapidamente, mas outros hotéis próximos também oferecerão um cardápio vegan-friendly durante os dias do evento.

​Hotel Serra da Estrela, onde será o Vegfest Brasil 2017. Localizado no centro turístico de Campos do Jordão, passou por mudanças no cardápio e hoje é um hotel quase inteiramente vegano (foto: Divulgação)

Programação nacional e internacional

Na programação do evento, estão confirmados alguns dos maiores líderes mundiais do ativismo vegetariano e dos direitos dos animais, incluindo diretores das organizações internacionais PETA, Mercy for Animals, Humane Society International e Animal Equality. O time de palestrantes brasileiros também não deixa a desejar, incluindo referências como Marly Winckler, Nina Rosa, Fabio Chaves, Alessandra Luglio, Luisa Mell e Eric Slywitch.

Palestra durante o Vegfest Brasil 2015, em Recife/PE (foto: Camila Sérgio / Sobrado 423)

“Já somos cerca de 5 milhões de veganos e 16 milhões de vegetarianos, e uma grande parte da sociedade está passando por um despertar para uma alimentação mais consciente — uma que seja ética, saudável, sustentável e socialmente justa. Não existe alimentação verdadeiramente consciente que não passe pelo vegetarianismo e veganismo”, argumenta Guilherme Carvalho, secretário-executivo da SVB, que conta que o Vegfest Brasil vem crescendo significativamente a cada edição.

Além das palestras, um espaço intitulado “Cozinha Show”, com capacidade para 200 pessoas sentadas, receberá os principais chefs que dominam a culinária vegana, que apresentarão tortas, bolos, patês, queijos, pratos plant-based, preparações crudívoras e sem glúten, e até hambúrgueres e bifes vegetais. “Independentemente da abordagem – mais natural, mais fast food, etc. – os chefs convidados preconizarão receitas capazes de deslumbrar qualquer pessoa, incluindo quem come carne”, explica Ricardo Laurino.

Feira vegana, trabalhos acadêmicos, atrações artísticas e atividades infantis

Na área externa do hotel, aberta ao público, o Vegfest terá uma feira vegana com mais de 40 expositores de comidas, cosméticos, produtos de higiene, organizações sem fins lucrativos, food trucks e outros atrativos. A feira vegana poderá ser freqüentada por qualquer pessoa, independente de sua inscrição no evento.

Pesquisadores e estudantes de pós-graduação e graduação também terão um espaço para apresentar os seus trabalhos. Um dos objetivos do congresso é fomentar o desenvolvimento de uma ciência moderna que forneça elementos necessários para a consolidação de uma economia mais ética, saudável e sustentável, livre do uso de animais. Para isso, serão acolhidos para apresentação no Vegfest trabalhos científicos em sete eixos temáticos (mais informações: www.vegfest.com.br).

Atrações artísticas, sessões matinais de yoga e atividades recreativas para crianças se somarão à programação de conteúdo, tornando o Vegfest um evento adequado não apenas para ativistas e pessoas ligadas à causa vegetariana, mas também para curiosos, turistas e famílias inteiras.

Para anotar:

Vegfest Brasil 2017 (6º Congresso Vegetariano Brasileiro)

De 30 de agosto a 3 de setembro

Hotel Serra da Estrela – Campos do Jordão-SP

Investimento: R$400 (valores reduzidos para filiados à SVB, estudantes e idosos)

Informações e inscrições: www.vegfest.com.br

 

Boletim “O Lorenense” #2 – Com informações exclusivas do suposto estuprador que estaria rondando as ruas da cidade de Lorena. Se inscreva em nosso canal!

MAIS LIDAS