• SANTA CASA SECUNDARIO

FOTOS
VÍDEOS

Discurso de abertura – 2º aniversário da Allarte

07/10/2016

Exatamente no dia 24 de setembro de 2014, nascia em Lorena a Academia Lorenense de Letras e Artes, a Allarte. Sob os ideais de seu patrono, o taubateano Monteiro Lobato, homem de múltiplas facetas, que passou a vida engajado em campanhas para colocar o país no caminho da modernidade, a Allarte veio com uma proposta inovadora e – por que não dizer – ousada. Uma Academia que não buscou a segurança dos moldes tradicionais, pelo contrário, aceitou o desafio de ser diferente. E como tudo que é diferente, a Allarte não teve um início de vida tranquila.

Nesses dois anos, passamos por inúmeras dificuldades, mas apesar de todos os percalços, continuamos caminhando firmes em nossos propósitos, dentre os quais fazemos questão de destacar, com total ênfase, o de popularizar as artes, promovendo o acesso a todas as suas formas.

Se por um lado algumas portas se fecharam, por outro muitas se abriram, possibilitando o nosso trabalho em diversas entidades da cidade. O público e os artistas acolheram de coração e braços abertos a nova Academia. Estes entenderam de pronto os ideais da Allarte e os apoiaram forte e incessantemente.

Essa aceitação demonstrada desde a nossa primeira sessão teve seu ápice na festa do primeiro aniversário, aqui mesmo nesse auditório, totalmente lotado por um público vibrante, que transformou a noite de 26 de setembro de 2015 em uma experiência inesquecível para todos aqueles que aqui se apresentaram.

E a Allarte seguiu com sua missão, levando a arte, a cultura e a alegria através de suas sessões mensais e de eventos pela cidade: contação de histórias nos parques e participação no Arena Show, visita a asilos e atividades em parcerias com escolas de Lorena e Cachoeira Paulista.

Neste ano de 2016, tivemos o reconhecimento por parte das autoridades municipais, com a aprovação para a Allarte de sua utilidade pública. Uma grande conquista, mas apenas mais um passo em nossa caminhada.

E neste mês de setembro, como presente de aniversário, a Allarte acaba de celebrar uma parceria com o Unisal. Através desse convênio, teremos espaços para a realização de nossos eventos e, em contrapartida, desenvolveremos projetos artísticos e culturais em conjunto com a entidade. Uma parceria que desejamos ser de muito sucesso para ambas as partes.

E tomando emprestada uma frase escrita por Monteiro Lobato para a personagem Dona Benta, na obra O Minotauro do Sítio do Pica Pau Amarelo, “O mundo é um eterno fazer e desfazer”, a Allarte segue fazendo aquilo que é o seu principio máximo, de acreditar que a arte está em todos os lugares e em todas as pessoas. Só falta a oportunidade e a Allarte quer ser justamente essa oportunidade.

Fizemos até aqui. Não sabemos até onde e quando faremos, mas temos a certeza de que continuaremos enquanto pudermos realizar com excelência o nosso trabalho.

E ouvindo novamente as sábias palavras da maturidade proferidas pelo genial Monteiro Lobato através da avó mais querida do Brasil, Dona Benta, “Tudo morre, tudo passa, tudo desaparece levado pelo rio do tempo – menos a obra de arte”.

Que as artes reveladas, inspiradas, impulsionadas pela Allarte possam figurar entre as inesquecíveis. Essa é a forma que a Allarte quer ser para sempre lembrada e celebrada.

Discurso de abertura do 2º aniversário da Allarte, pelo seu presidente, Ildebrando Pereira da Silva

COLUNISTAS / Allarte

A Allarte (Academia Lorenense de Letras e Artes), fundada no dia 24 de setembro de 2014, tem como objetivos: acolher em seu seio valores literários e artísticos, resgatar a história de nossa cidade, apoiar e desenvolver o culto das letras, das artes e do intelecto, valorizar escritores e artistas locais exaltando pessoas e datas significativas, promover a defesa da língua, dos valores morais e éticos que fundamentam a civilização ocidental e a formação brasileira.


contato@allarte.com.br

MAIS LIDAS