• SANTA CASA SECUNDARIO

FOTOS
VÍDEOS
COLUNISTAS / Mundurukando

IV Jornada do Vale Histórico leva a alegria do cordel para as escolas

21/09/2016

Começou nesta quarta-feira, 21 de setembro, a IV Jornada Literária do Vale Histórico. A abertura acontecerá no Auditório São José, no Unifatea, a partir das 19 horas, mas durante o dia, já está havendo programação da Jornada, que segue até sábado, dia 24.

O evento, que está em sua quarta edição, foi idealizado por Daniel Munduruku e tem por objetivo difundir a cultura literária entre as crianças e jovens da cidade e região.

Este ano, o tema é “Literatura de cordel e tradição oral: um encontro ancestral”. A literatura de cordel é um estilo poético que muito tem de oralidade. Desenvolvida a partir dos elementos próprios do cotidiano das pessoas, o cordel ganhou popularidade por expressar sentimentos, liberar sorrisos, suscitar críticas políticas, questionar e mesmo elogiar figuras populares e outros temas interessantes e atuais.

A partir dessa aproximação com a cultura oral, pretende-se, durante a Jornada, apresentar esta modalidade literária, muito típica do nordeste brasileiro, para o público desta região do Vale do Paraíba, ao mesmo tempo em que Daniel Munduruku traz representantes das culturas indígenas e afro-brasileira para compor esse lindo mosaico de saberes.

“Nosso principal objetivo é facilitar o contato de nossas crianças e jovens estudantes com a raiz do povo brasileiro, suas manifestações populares, histórias, contos e causos que norteiam a construção de nossa identidade enquanto nação. Nosso tema será um encontro dos diferentes saberes ancestrais, dos quais o Brasil é fruto e futuro”, afirma Munduruku.

Todas as atividades são gratuitas. Confira a programação:

jornada-banner1

Realização: Instituto Uka – Casa dos Saberes Ancestrais
Apoio: FNLIJ – Unifatea – Unisal – Fundação Olga de Sá – Academia de Letras de Lorena – Áquila Contabilidade – Prefeitura de Lorena.

Informações: ukacontato@gmail.com
12 3301-2190
www.facebook.com/instituto.uka

COLUNISTAS / Daniel Munduruku

Daniel Munduruku é graduado em filosofia e doutor em Educação pela USP(Universidade de São Paulo).

Autor de premiados livros para crianças e jovens, reconhecido nacional e internacionalmente, comendador da Ordem do Mérito Cultural da Presidência da República.  Reside em Lorena desde 1987; é casado com a professora Tania Mara, com quem tem três filhos.


dmunduruku@uol.com.br

MAIS LIDAS