• SANTA CASA SECUNDARIO

FOTOS
VÍDEOS
EDITORIAS / Geral

5 recapturados da Fundação Casa são indiciados por tentativa de homicídio

06/10/2015

Nesta terça-feira, 6 de outubro, a Polícia Civil informou que foram 40 foragidos da Fundação Casa de Lorena; e não 39, como havia sido confirmado anteriormente pela instituição.

Destes 40 foragidos, 24 foram localizados: 22 apreendidos pela Polícia Militar, um que foi entregue pelos pais na Fundação Casa (e não na Delegacia, como foi informado ontem) e o outro apresentou-se voluntariamente hoje, acompanhado de advogado, na Delegacia da Vila Geny.  Portanto, ainda há 16 menores sem paradeiro conhecido.

Segundo informações da Polícia Civil, destes foragidos capturados, 5 foram indiciados por tentativa de homicídio, entre outros crimes. Investigações apontam que teriam sido estes indivíduos os responsáveis pela incitação da rebelião de domingo. E vão para a prisão comum, porque agora já têm mais de 18 anos. Explica-se: eles estavam na Fundação Casa por infrações cometidas enquanto ainda eram menores de 18 anos. Nestes casos, eles podem ficar até os 21. 

Porém, atualmente, maiores de idade na data da fuga e da tentativa de homicídio contra os agentes da Fundação, serão acusados e responderão na Justiça por crimes e não mais por atos infracionais (como acontece no caso dos menores, de acordo com o ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente).

Eles estão na Cadeia de Lorena, na Delegacia da Vila Geny, que recebe os presos temporariamente, logo após a prisão em flagrante ou cumprimento de mandado judicial de prisão. A Polícia Civil está aguardando vagas para inclusão destes homens no sistema de administração penitenciária (SAP). Provavelmente, devem ir para a Cadeia do Potim.

Polícias Civil e Militar: trabalho incessante

Na manhã de hoje, este Portal de Notícias fez homenagem aos policiais envolvidos no trabalho de busca e apreensão dos menores, desde a rebelião na Fundação Casa de Lorena, na noite de domingo, 4 de outubro.

Homenagem justa porque muitos policiais militares – principalmente de Lorena, mas também de várias cidades da região – passaram sede e fome nas buscas pelos foragidos, realizando patrulhamento a pé nos campos e matas nas imediações da Fundação Casa, subindo em muros, vasculhando casas, fábricas inativas na região… Alguns trabalharam 16 horas ininterruptas, em exaustão física e mental; outros interromperam suas horas de descanso e assumiram o serviço mais cedo.

Na Polícia Civil, a mesma situação: tão logo a ocorrência foi apresentada no plantão, o delegado titular da cidade, dr. Ernani Ronaldo Giannico Braga, designou policiais de sua equipe e também de outras delegacias para auxiliar nos trabalhos. Estes policiais também permaneceram trabalhando durante todo o dia de segunda-feira procedendo a formalização dos atos de Polícia Judiciária, especialmente os autos de prisão em flagrante.

Em razão deste trabalho conjunto, de Polícias Civil e Militar, 24 infratores não estão mais nas ruas, colocando em risco a segurança da população. 

A seguir, na íntegra, o texto publicado na Fanpage de “O Lorenense”, que já teve – até o momento (18h10) – 558 curtidas, 98 compartilhamentos e 18.260 visualizações:

“O bom dia de hoje é de reconhecimento. Justo. Àqueles que arriscam suas vidas todos os dias para proteger as nossas. Uma homenagem merecida aos verdadeiros heróis da sociedade, que merecem ser valorizados, respeitados e admirados… e que a ordem dos valores não seja invertida.

Sabemos que muitos policiais de Lorena mal estão dormindo, de tanto trabalho após a fuga dos menores infratores da Fundação Casa. Dedicam-se de corpo e alma ao ofício que escolheram: salvar vidas! 

Obrigado, Polícia Civil e Polícia Militar, pelo trabalho incessante! ‘Quando o céu está cheio, os anjos caminham pela Terra’… BOM DIA, LORENENSE!

Às famílias e aos menores infratores, uma prece, porque é muito triste ver tantos jovens, filhos de Lorena, enveredando por direções equivocadas… Que Deus ilumine seus caminhos, na condução de dias melhores para todos…”

Nota da redação: Na montagem feita para a Fanpage, não foi possível colocar fotos de todos os policiais envolvidos. Infelizmente, não tínhamos tantas fotos assim e nem conhecemos a todos, mas a homenagem é extensiva a todos e a cada um dos policiais militares e civis.

Mais sobre o assunto nos links:

Fuga na Fundação Casa de Lorena neste domingo, 4 de outubro: javascript:nicTemp();

Fundação Casa confirma a fuga de 39 menores: javascript:nicTemp();

Polícia captura 18 dos 39 fugitivos da Fundação Casa: javascript:nicTemp();

Atualizando dados: já são 23 foragidos capturados: javascript:nicTemp();

MAIS LIDAS